Dia da Gestante – dicas para uma gravidez tranquila

Dia da Gestante – dicas para uma gravidez tranquilaUma época de ouro como esta deve ser mesmo motivo de comemoração. Hoje, 15 de agosto, é o Dia da Gestante!

Para algumas futuras mamães, especialmente as de primeira viagem, a alegria de esperar o bebê vem acompanhada por muitas dúvidas mas, acima de tudo, disposição para encarar nove meses de preparação para o nascimento de uma criança saudável.

Para falar sobre algumas curiosidades desse momento tão especial, o Dr. José Bento de Souza, ginecologista e obstetra pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP), responde a algumas das perguntas mais comuns. Confira:

- É necessário que a mulher mude os hábitos alimentares durante a gravidez?

Dr. José Bento – É fundamental que a mãe mantenha uma boa alimentação para garantir ao bebê todos os nutrientes essenciais, e assim ajudar no seu desenvolvimento e formação. A partir de uma nutrição adequada é que a mulher garante uma gestação mais tranquila, sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. Desta forma, é importante que as mulheres acrescentem cerca de 300 calorias a sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, preferencialmente distribuídas em cinco refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), preparadas com ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com um baixo teor de gordura.

- Qual é o peso ideal de uma grávida ao final de uma gestação?

Dr. José Bento – O peso corporal de uma gestante pode variar entre nove e doze quilos a mais, comparado ao seu peso normal, isso para todo período da gestação. Esse aumento de peso pode ser de 1,5 a 2 quilos por mês após a 16ª semana. Sendo assim, é importante que haja restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.

- Quais são os principais efeitos que a gravidez gera no corpo da mulher do ponto de vista fisiológico e estético?

Dr. José Bento – Nos três primeiros meses é comum que a mulher sinta mal-estar, como náuseas e vômitos. Além disso, prisão de ventre e inchaço nas pernas são outros sintomas que ocorrem neste período. O volume de sangue armazenado no corpo da mulher pode aumentar em até 50%. Outras mudanças são o aumento das glândulas mamárias, o aumento do útero que pode chegar a 40 cm (7 cm é o normal), e o aumento dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) em até dez vezes.

- Grávidas podem fazer exercício físico?

Dr. José Bento – Como uma forma de ficar mais preparada para o parto, sofrer menos com inchaço e dores lombares durante a gestação, a adesão aos exercícios físicos torna-se uma importante ferramenta. No entanto, é importante que o médico seja consultado antes de a grávida iniciar qualquer atividade física. Também é preciso saber que o correto é a prática de exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas moderadas, alongamentos e hidroginástica. A prática da atividade física certa irá beneficiar o equilíbrio emocional da gestante, pois é um momento em que ela fica em contato com o próprio corpo, sentindo como o bebê reage aos seus movimentos.

- Quais cuidados que a mulher pode ter com a beleza durante a gestação?

Dr. José Bento – Ter cuidado com a beleza no período de gestação influencia de forma positiva no emocional da mulher. Entretanto, é preciso que a atenção aos tipos de produto utilizados seja redobrada, isso para que não haja qualquer risco para o desenvolvimento do bebê. O aparecimento de estrias, geralmente, é o que mais preocupa as mulheres nessa fase. A estria pode aparecer no abdômen, nas mamas, nas nádegas e nas coxas, pois a pele fica mais fina e esgarça ao ser esticada. Uma boa alimentação, o acompanhamento pré-natal e o uso diário de hidratantes e emolientes de boa qualidade são importantes.

- Qual é a recomendação para um sono mais tranquilo durante a gravidez? Existe uma posição ideal para dormir nessa fase?

Dr. José Bento – É recomendável que as gestantes passem a dormir de lado, preferencialmente do lado esquerdo. Isso porque, com o crescimento do útero há uma pressão sobre a veia cava, que fica próxima ao lado direito do abdômen, o que impede o retorno correto do sangue dos membros inferiores. Dormindo para o lado esquerdo, a mulher facilita o fluxo sanguíneo e previne o inchaço.

 

8 respostas a Dia da Gestante – dicas para uma gravidez tranquila

  1. Cordelia disse:

    That’s cleared my toghuths. Thanks for contributing.

  2. jacira disse:

    gostei mto me ajudou tirei algumas duvidas

  3. carla da cunha disse:

    Obrigada pelas dicas, me ajudaram muito…bjos

  4. Pingback: Gestante, veja dicas de exercícios para praticar antes do parto! | Saúde

  5. Pingback: Dia das Mães – livros que são a sua cara! | Consumo

  6. Pingback: Gravidez exige cuidado com tratamentos de pele | Saúde

  7. Pingback: Gravidez na adolescência | Geral

  8. Pingback: Saiba como cuidar dos cabelos durante a gravidez | Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *