Escolha a melhor posição para amamentar

Escolha a melhor posição para amamentarAmamentar é tudo de bom, não é mesmo? Então, para que este momento se torne ainda mais confortável e prático é importante que as mamães aprendam a encontrar uma melhor posição para ela e o bebê. Assim ela fica mais relaxada e o pequeno aproveita para encher a barriguinha!

Para isso, existem algumas técnicas. Veja quais são elas e também os cuidados na hora da amamentação a partir das orientações do médico ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

1 – Deitada

Com travesseiro apoiando suas costas ou sua cabeça, apóie o bebê com o braço do lado da mama que está sendo oferecida.

2 – Sentada

Coloque o bebê levemente apoiando por uma das pernas que pode estar protegida por uma almofada, estando esta perna apoiada sobre um pequeno calço (exemplo: um banquinho).

3 – Posição Invertida

Coloque o bebê para mamar na mama direita, com as pernas embaixo do braço direito da mãe, como quem carrega alguma coisa debaixo do braço.

4 – “A cavalo”

Colocar o bebê com as pernas entrelaçando a cintura da mãe, apoiando-lhe as costas, deixando-o em pé a fim de que alcance a mama materna.

Dicas e Cuidados

Segundo o médico, na hora de amamentar, lembre-se destes conselhos:

1 – Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele Wir bieten auch Informationen und Tipps zu den Grundregeln und der Blackjack -Strategie. mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.

2 – Para dar de mamar procure um lugar da casa tranquilo, num sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.

3 – Lave bem as mãos antes de cada mamada.

4 – Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça assim: faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.

5 – Deixar o bebê abocanhar todo o bico e aréola. Cuidado para a mama não tapar o nariz do bebê.

6 – Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente.

7 – Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.

8 – Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.

9 – Use sutiã adequado, de algodão, deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem as mamas. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.

10 – Não se aconselha empurrar o bebê contra a mama, muito menos a sua cabeça, desencadeando um reflexo de “fuga à asfixia”, ou seja, o bebê fica com medo de se sufocar e acaba por não mamar. Assim muitas mães acreditam que o bebê não quer mamar, o que não é verdade.

 

12 respostas a Escolha a melhor posição para amamentar

  1. Blog Delas disse:

    Olá! Gostaria de convidá-la para divulgar seus links no Blog Delas, o blog de todas as mulheres!
    O Blog Delas é um agregador de links totalmente voltado para o público feminino.
    Aguardamos seus links!!!
    http:///www.blogdelas.com.br

  2. sheila disse:

    só uma coisa: para quem tem muito leite o melhor é dar um seio de cada vez, pois o bebê precisa do leite do final da mamada também.

  3. lilian graciela de oliveira brito disse:

    Olá!!!
    A minha bebê Rafaela está com um ano e quatro meses e já não mama mais no peito. Mas no período que ela amamentava, principalmente quando nasceu, sempre estava disponível a hora que ela tinha vontade. E hoje mesmo ela não mamando mais, vejo todas as dicas sobre amamentação, para passar para outras pessoas e pra minha irmã que está grávida. Obrigada e beijos.

  4. Maria Alice disse:

    Queridos, desculpe-me, mas preciso consertar uns pontos que não estão de acordo com as orientações da OMS, mais atuais:
    . Primeiro – …Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente. = Não é só nos primeiros dias. Isso é a livre demanda!
    . Segundo – Item 6 – Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente. = Cada bb mama de um jeito. E, dar uma mama várias mamadas ajuda a mamar o leite posterior e, não desprezar nenhuma fase do LM.
    . Terceiro – Item 7 – Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará. = Para que soltar o bb do peito? Ele está misturando as informações antiquadas, em que se tirava o bb do peito (lembra: 10 min. em cada mama!) O bb que faz o horário e mama o tempo que quiser!

  5. Mães&Filhos disse:

    Obrigado, Maria Alice! A mamães e principalmente os bebês ficarão felizes com estas orientações! Beijos!!

  6. Pingback: O uso da mamadeira « Laranjeiras Kids, uma relação de carinho e conforto!

  7. Pingback: Saiba qual o momento correto para parar de amamentar | Saúde

  8. Pingback: Toda mãe sente no peito a dor de ver tantos jovens morrendo em Santa Maria | Coisas de Mãe

  9. Pingback: Exercícios físicos durante a gravidez | Saúde

  10. Pingback: Mitos e verdades sobre as mamadeiras: como utilizá-las corretamente | Saúde

  11. Pingback: Parto normal X cesariana – é preciso estar informada | Geral

  12. Pingback: Dica de lembrancinha de nascimento | MãeseFilhos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *