Férias em casa – o que fazer com as crianças?

Férias em casa - o que fazer com as crianças?Tirar férias com as crianças é mesmo uma delícia! Mas, quando não é possível conseguir alguns dias de folga do trabalho enquanto os pequenos estão fora da escola é preciso dar asas à imaginação para fazê-los aproveitar o período.

Confira a entrevista com a psicóloga Daniella Freixo de Faria, que sugere várias dicas para as férias da molecada que não tem viagem programada até as aulas recomeçarem!

- As férias das crianças não coincidem, muitas vezes, com as férias dos pais. Assim, como a família, junta, pode aproveitar esses dias?

Daniela – Penso que as férias sempre trazem momentos mais tranquilos, um dia a dia mais leve para toda a família. As crianças podem brincar sem parar, ver TV, receber amigos, visitar amigos, passear com avós, dentre outras possibilidades. Podemos pensar nesse tempo como possibilidade de vermos as crianças sem a pressão do dia a dia, talvez nos organizarmos para almoçarmos, chegarmos mais cedo em casa. Sempre vale um lanche especial no fim do dia.

- A senhora criou a chamada “caixa de férias” para entreter as crianças. Do que se trata?

Daniela – A caixa de férias pode ser montada junto com as crianças, com muitos papeis, massinhas, argila, cola, canetinhas, sucata, jogos interessantes etc. Essa caixa entretém as crianças em vários momentos. Usando da criatividade podemos brincar e ocupar nosso dia com coisas simples, feitas por nós através de momentos muito gostosos. Fazer uma maquete com palitos e papel crepom, ou fazer fantasias pra um show, ou criar uma pista de carrinhos com vários obstáculos . A criança, quando percebe as inúmeras possibilidades, curte e cria grandes momentos.

- Como os pais podem satisfazer filhos de diferentes idades, desde pequenos até adolescentes?

Daniela – Famílias com crianças de idades muito distantes têm esse desafio de construir juntos momentos gostosos tanto para os pequenos quanto para os maiores. Mas o mais bacana é ver crianças mesmo com uma diferença considerável descobrirem como podem brincar juntos. Acredito que uma das funções das férias é oferecermos para as crianças esse ócio criativo, ou seja, não precisamos satisfazer as crianças com coisas alucinantes todos os dias. Ficar em casa, buscar amigos faz parte e pode ser gostoso demais. Um bom aprendizado para todos nós.

- Receber os amiguinhos em casa pode ser uma boa ideia? Que tipos de atividades podem ser oferecidas?

Daniela – É uma idéia maravilhosa. Mantém a escola e os vínculos vivos e presentes. Os laços podem se estreitar e as férias ficam muito alegres quando encontramos amigos em outro ambiente. Com crianças menores, até por volta dos 6 anos, talvez seja necessária alguma ajuda para o inicio das brincadeiras e algumas retomadas. As crianças precisam de nós para aprender a receber alguém especial em seu quarto, em sua casa. Ótima oportunidade de aprender a compartilhar, dividir brinquedos, conhecer novas referências e oportunidades de criar novas brincadeiras.

- Irmãos que passam muito tempo juntos durante as férias naturalmente acabam brigando muito. Como driblar esta situação para que o ambiente doméstico não vire um inferno?

Daniela – Acredito que nas férias, por as crianças estarem mais em casa, esses momentos conflitantes podem mesmo acontecer. O que nos pede mais presença, mais conversa, mais combinados e percebermos a grande possibilidade que as crianças estão tendo de descobrir novas formas de se relacionarem. O quanto é muito mais legal brincar do que brigar, e como podem fazer para resolver um conflito de forma saudável.

 

 

12 respostas a Férias em casa – o que fazer com as crianças?

  1. Beatriz disse:

    pular corda

  2. guinalda disse:

    minha filha tem 13 anos estamos em dezenbro nas ferias ela reclama o dia todo q n tem nada pra faser é um calor de só ela sempre quer ir na prima dela mas n dexo pq e mal imfluencia para ela o q ela pode faser?

  3. Luana disse:

    Nessas férias não tem nada pr fazer a não ser ficar na TV (O que tem coisa que n presta),ficas no PC(Que depois de um tempo vai enjoando),comer,e dormir! Por favor gostariam que vcs dessesm dicas o que fazer nessas ferias a n ser as coisas que eu citei acima !Por favor me ajudem!

  4. Mariana Lima Bastos disse:

    Ooi gente! meu nome é mariana etenho duas irmãs uma de 3 e outra de 12! Eu tenho 15 anos e as coisas que adoro fazer nas férias com elas:
    -Piscina
    -Reunir amigas delas e assistir tv
    -Esconde esconde
    -Parquinho
    -Levar pra tomar sorvete
    -Jogar algum jogo
    -Ler livros
    -Brincar de coisas interativas como: Pula Pula,Bicicleta,Corda,Amarelinha,Pega Pega,E outra brincadeiras tradicionais
    -Colorir figuras
    -Brincar de cabaninha
    -Esconder alguma coisa e uma delas ter que procurar
    -Joguinhos de computador ( isso 3 vezes por semana)
    -Boneca
    -Passeios
    -E no fim um bom cuchilo!

  5. Mariana Lima Bastos disse:

    Ooi gente! meu nome é mariana etenho duas irmãs uma de 3 e outra de 12! Eu tenho 15 anos e as coisas que adoro fazer nas férias com elas:
    -Piscina
    -Reunir amigas delas e assistir tv
    -Esconde esconde
    -Parquinho
    -Levar pra tomar sorvete
    -Jogar algum jogo
    -Ler livros
    -Brincar de coisas interativas como: Pula Pula,Bicicleta,Corda,Amarelinha,Pega Pega,E outra brincadeiras tradicionais
    -Colorir figuras
    -Brincar de cabaninha
    -Esconder alguma coisa e uma delas ter que procurar
    -Joguinhos de computador ( isso 3 vezes por semana)
    -Boneca
    -Passeios
    -E no fim um bom cuchilo!

  6. Ana Julia disse:

    olha eu acho que vcs deveriam falar do que as crianças devem brincar isso sim

  7. sabrinabela disse:

    a tem varias coisas para faser o que eu faso e : i para o cinema ficar em casa assitindo tv fasendo essesisio quando naon tem mesmo nada para faser fico na net valeu :)

  8. sabrinabela disse:

    a e numca fique enchendo o saco de nimguem ok e so curti come,tv,durmi,esesisios e etc

  9. Pingback: Férias em casa – O que fazer com as crianças? « Lar Corretora de Seguros

  10. Elba Oliveira disse:

    Que maravilha essa entrevista, muito boa mesmo! Coloquei o link junto com as minhas dicas para receber bem os amigos dos filhos em casa:
    http://conversasaomeiodia.com.br/amigo-primo-meio-irmao-vizinho-do-filho-em-casa-oque-fazer-para-que-a-diversao-nao-vire-chateacao/

  11. Olá pessoal

    As crianças tem que fazer o possível de brincadeiras . E podem ter certeza que no fim do dia , elas tiraram um belo cochilo rsrsrs

  12. Olá pessoal

    As crianças tem que fazer o possível de brincadeiras . E podem ter certeza que no fim do dia , elas tiraram um belo cochilo rsrsrs !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *