Filho com preguiça de estudar? Veja como proceder

filho - preguiçaRepararam

como ultimamente a questão que envolve filhos X estudos tem sido tema de preocupação por parte de muitas mães aqui no nosso site? São mães em busca esclarecimentos na tentativa de ajudarem os filhos a deixarem a preguiça de estudar de lado e descobrirem o prazer de ir à escola, aprender coisas novas, estudar para progredir. Por isso, mais uma vez nós conversamos com a psicopedagoga Debora Corigliano, autora do livro ‘Orientando pais, educando filhos’, que traz importantes explicações sobre o assunto. Se seu pequeno anda dando trabalho na hora de estudar, veja só como proceder!

- É comum as crianças por volta dos 6 aos 10 anos não demonstrarem gosto pelos estudos, preferindo sempre os momentos de brincadeira?

Debora – Se a criança não tem hábito de estudo adquirido desde a educação infantil, agora realmente a preferência maior é pela brincadeira que pelo estudo. Isto acontece porque as crianças estão em uma fase onde as responsabilidades se tornam mais pesadas e os resultados dependem mais delas e de seus esforços do que das atitudes dos pais. Neste momento o mais correto é dividir o tempo em atividades como a hora de brincar, estudar, computador, dormir, etc.

- Este tipo de comportamento é mais comum entre os meninos (pelo menos são as mães de meninos que mais reclamam!)?

Debora – Sim, tenho muitos casos no consultório, onde mães de meninos me procuram com a queixa sobre a falta de interesse nos estudos e também a falta de concentração. Respondo agora com uma frase de Aristótoles: “ Nada na vida é mais complicado do que tentar igualar o que a natureza fez diferente”. Os meninos são mais impulsivos e mais dinâmicos e com isso acabam apresentando dificuldades para concentrar-se .

- Quais são os primeiros sinais que a criança emite indicando a falta de interesse pelos estudos?

Debora – Quem sinaliza isso é a escola. Pois a professora percebe o baixo rendimento escolar e a falta de interesse em participar das atividades propostas. Porém, pode existir algum fator emocional que leve a criança a se desinteressar pelos estudos como por exemplo : separação dos pais, morte na família, mudança de casa ou escola, etc. Sempre é interessante que a escola mantenha um canal de comunicação com a família!

- Em casa, como os pais devem proceder não somente para que a criança estude (muitos forçam e a criança acaba estudando, mesmo detestando estar ali), mas para que tome gosto pelos livros?

Debora – O exemplo vale muito mais que as palavras ou até mesmo o castigo. A criança que cresce vendo seus pais lendo, se interessando por assuntos diversos e rodeada por livros e revistas agirá com tranquilidade quando a escola solicitar a leitura específica de um livro. Agora se este hábito não existe na família, a criança passará por um processo de adaptação. Deverá inicialmente estudar e ler em conjunto com seus pais. Os pais devem ensinar seus filhos a estudar, montando estratégias que facilitem este ato e não somente cobrar resultados. O estudo forçado leva a criança a não gostar da escola e de aprender.

- Castigo para as que não estudam resolve?

Debora – Isto é muito relativo. Primeiro temos que pensar porque a criança não estuda? Preguiça, falta de interesse, questão emocional, não está enxergando bem, tem problemas auditivos. Depois de descartadas as hipóteses significativas, vamos focar na punição para o delito que é não estudar. Neste caso temos dois tipos de punição. A primeira será a própria nota e até a retenção escolar. Por si só a criança determinou seu castigo. Porém se os pais não querem chegar a este extremo, podem sim estipular uma punição que esteja relacionada ao fato em si. O que não pode acontecer é a criança que não estuda e o pai tirar o videogame, o computador ou a TV. O que é mais sensato fazer é combinar: ‘filho, você tem horário para estudar e para jogar videogame, mas como você não está cumprindo com este combinado nós vamos diminuir o tempo do videogame para que você se dedique mais à leitura e ao estudo. Quando suas notas melhorarem, você volta a ter mais tempo para brincar ‘. Neste caso a punição ou o castigo será o próprio estudar. Porém não basta estipular esta ação e não supervisionar, a participação dos pais neste momento da punição é muito importante.

- E na escola, como os professores devem proceder para ‘ganhar’ a atenção desta criança?

Debora – Isto é muito fácil. A criança precisa de pequenos sucessos para que a autoestima se estabilize e ela passe a ter mais interesse em estudar e obter notas boas. Pequenas metas, atividades lúdicas, porém que exijam raciocínio, e trabalhos em grupos farão com que a criança se motive, pois tem obtido sucessos em suas empreitadas. Desta forma a vontade de continuar acertando fará com que ela se interesse mais pelos estudos e pela participação e interesse em sala de aula. Isso exige do professor uma atenção especial, porém o retorno disto é muito bom.

- Um dia esse desinteresse passa naturalmente? A criança, quando chega na adolescência passa a se interessar mais pelos estudos?

Debora- Não. Se ela não aprendeu a cultivar o hábito do estudo e não está acostumada a ter uma rotina diária fica muito mais difícil. Por que? Ao longo da carreira acadêmica a criança tem que aprender a estudar. Buscar estratégias que ajudem na memorização e na aquisição do conhecimento. Isso deve ser feito no início do ensino fundamental e absorvido durante os 9 anos seguintes, desta forma o jovem estudante saberá conduzir seus estudos no ensino médio e também para o vestibular. Isso nos faz concluir que a presença dos pais , a parceria com a escola, o estímulo para leitura e a aquisição de bons hábitos desde a primeira infância são extremamente importantes para o sucesso acadêmico. Caso a criança não tenha tido esta oportunidade, terá que aprender a estudar, não importa a idade. E para que isso aconteça sem traumas, castigos e brigas se faz necessária a parceria e orientação por parte dos profissionais da escola e da ajuda também de um psicopedagogo.

Leia também -

Existem diferenças na educação entre meninos e meninas?

Um papo sobre filhos único

47 respostas a Filho com preguiça de estudar? Veja como proceder

  1. Sandra Carina Favero disse:

    Oi!
    Concordo plenamente que é preciso deixar de lado a preguiça de estudar e descobrir o prazer de ir à escola!

  2. Mariana Marques disse:

    Olá, estou passando por uma situação que me deixa muito triste.Meu filho tem 6 anos e está no 1º ano,porém tive que trocá-lo de escola porque no ano passado fez a mesma série e nada aprendeu,fiz essa mudança porque achava que o problema estava na escola devido a turma ter 35 alunos,agora esta em uma escola que na sua série tem 6 alunos na classe.Já teve uma melhora devido copiar do quadro,mais quando vamos fazer a lição ele sempre diz que não sabe,isso me deixa triste e muito nervosa e não estou sabendo como agir.

  3. daiana disse:

    ola estou muito preocupada com o meu filho, ele tem 06 anos e esta na primeira serie, e esta bem dificil para ele, tem muita preguiça para escrever. e ai não copia tudo. esta sempre incompleto o caderno dele. ele não presta atenção, e esta sempre no mundo da lua. O que sera que eu poderia fazer, tem algum jogo, ou brincadeira para ele prestar mais a atenção.

  4. Cris disse:

    Estou muito preocupada com meu filho, ele tem 09 anos esta repetindo a terceira serie e não esta com um bom redimento na escola, e ele não gosta de estuda desde da educação infantil que ele me da trabalho.

  5. cacilda disse:

    Estou muito preocupada com o meu neto, tem 6 anos entrou este ano para a escola, mas não tem interese nenhum em aprender, diz que a escola é uma seca porque não tem tempo para brincar, mas é muito esperto e aprende tudo com muita facilidade, mas não quer trabalhar, está sempre a pensar na brincadeira, os trabalhos faz mas com muita lentidão, não sabemos o que fazer.

  6. Marcia Cristina disse:

    Assim como todas as mamãe, passo pelo mesmo problema, meu filho tem 8 anos e está no terceiro ano, o problema éh que nao gosta de estudar, fico triste, pois ele sabe fazer as coisas mas na hora das tarefas diz que nao sabe, faz com lentidão, leva horas para fazer tarefas simples (quando é tema de casa) o caderno está vindo sempre incompleto pois ele tem preguiça de copiar e está sempre no mundo da lua na hora de copiar do quadro. Quando se trata de atividades em folinhas ele faz tudo! Foi convocado para recuperaçao em turno inverso, mas nao acredito que isso ira ajudar, pois o que ele tem é preguiça de copiar e não dificuldade em aprender! Enfim, to perdida e nao sei o que fazer !!!

  7. Rosane Araujo disse:

    olá, eu venho passando por esse problema a umano meu filho repetiu o 6 ano do ensino fundamental este ano, e esta semana ele tirou a nota 0,09 em matemática onde os exercícios desta prova eram questões de terceira seria, e mais trite é que ele sabe a tabuada, acho que ele esta tendo desenteresse pelo estudo por algum motivo que desconheço li sua matéria e vi que meu filho de 12 anos se encaixa em algumas de suas questões. bom o que eu li me ajudou bastante a entender como posso ajudar meu filho, mesmo assim vou procurar um especialista e ter uma boa conversa para que eu possa conseguir resolver este fato, boa e obrigada!

  8. rosiene chagas da silva disse:

    minha filha esta me dando dor de cabeça pois nao esta tirando atividades do quadro da escola ,ela tem 6anos e esta no 1ano.estou muito preocupada se a professora passa tres ela copia somente uma atividades,todos os dias sou chamada a atençao na escola,eu ensino ela todos os dias mais…nao sei o que fazer.

  9. ana claudia disse:

    meu filho tem 6 anos tem preguiça de escrevi,aprende e inteligente mais não gosta de escreve,isto dificuta muito não sei mais o que faze.amei esta forma de nos ajuda.

  10. Lucilene Moreira disse:

    Ola…Ja passei por tudo o que essas mães estao passando, e continuo passando com o meu filho de treze anos. Ele tem muita preguiça de estudar converso com ele coloco de castigo e não resolve.Faz tratamento com psicologa não sei mais o que fazer!!!!

  11. GRAZIELLE disse:

    Oi! estou muito preocupada meu filho esta no primeiro ano ,sabe ler mas não gosta de copiar do quadro não sei o que fazer, nem sua professora. Precisamos de ajuda…

  12. tina de jesus disse:

    boa noite.Minha filha tem 6 anos .comecou a estudar , nao sabia ler, e nem escrever muito menos fazer contas.e gracas a Deus .Deus monstrou me um caminho de ter que levar a ela a explicacao. agora ela é tao atenciosa, sozinha sem mandar ela faz trabalhos da escola .ela sabe separar trabalhos da escola e da explicacao. espero que ela continue assim.é claro ela gosta muito mas muito de brincar ,com amiguinhos.e

  13. mariana neta disse:

    meu filho esta na quinta serie, e diz q n consegue estudar, ou seja se concentrar nos estudos
    esta com onze anos, e ja esta muito rebelde dentro de casa, chora atoa, diz q agente nao liga pra ele e q so damos atençao
    ao meu outro filho mais novo de dez anos.
    mais isso n e verdade, e como se ele estivesse
    deprimido.
    o q posso fazer para ajudar meu filho?

  14. Francine Souza da Silva disse:

    Olá, meu filho tem 6 anos, entrou para a 1ª série este ano, mas já frequentava escolinhas desde os 2 aninhos.
    A preguiça corre solta, pois não tem vontade e interesse nenhum em estudar, já fiz várias punições e de nada adianta. Já fiz todos os exames necessários, td ok. Não sei como proceder com essa situação.
    O que devo fazer?

  15. cs disse:

    Estou preocupada com o meu filho, pois ele é muito preguiçoso, ele é muito intelegente gosta de aprender, faz perguntas sobre tudo, gosta de saber tudo, o pior é por exemplo é capaz de demorar um dia inteiro a fazer uma ficha de português, pois acho que tem preguiça de escrever, será, sinto-me muito triste pois ele é inteligente mas é preguiçoso, como agudá-lo por favor ajude-me

  16. dilma martins disse:

    Meu filho tem 05anos e ta no jardim 2, esse ano ele não quer fazer a tarefa e a professora disse que na escola ele só faz se ela estiver ao seu ladó, não sei mais o que fazer.

  17. MARCELA disse:

    Olá.
    Meu filho tem 6 anos e está na 1 seria do fund, fui chamada na escola pois ele está desinteressado e em casa tento fazer com ele as liçoes de casa e ele fala q não sabe , enrola para não fazer, percebo que tem dificuldades em memorizar as letras e sílabas, até cores as vezes fica em duvida, a professora me manda reforço e mais a lição de casa todos os dia mais noto que ele não está conseguindo assimilar e não está se alfabetizando, tenho medo se não estamos pegando pesado com tanto reforço e de nada acho q esta adiantando ele vai a escola desde o berçario e entrou no 1 ano com 5 anos e meio, será q ainda não está maduropara assimilar o suficiente ? O q devo fazer ?

  18. Sábata Monteiro de Albuquerque disse:

    Olá meu filho tem 8 anos está no 3 ano.Ele gosta de ir a escola,mas quando vai estudar em casa é um problema.Tudo tira a atenção dele,quando vou perguntar sobre o que estudou ele diz que esqueceu.Isso me irrita acabo gritando com ele.O que devo fazer? Por favor me ajudem.

  19. Cristiane Pinto disse:

    Olá meu problema é semelhantes á de todas estas mães, minha filha é muito inteligente, mas não consegue se concentrar para copiar as atividades do quadro, as notas até são boas nas provas, mas acabou tirando um 00,0 em matemática por falta de atenção. Ela tem 8anos está no 2 ano. Já fiz exames neurológicos, psicológicos, oftalmológico… E vejo que é puro desinteresse, ela adora ler tem ótima leitura, mas todos os dias ela faz o lanche e volta para a sala pra terminar de copiar as atividades do dia anterior. Isso faz com que ela se sinta excluída e sem amigos…Estou muito triste e não sei o que fazer….

  20. luisa Ernesto cossa disse:

    Estou a passar pelo mesmo problema. Meu filho tem 13anos. Inteligente…mas neste ano ele mudou. Desinterresou se totalmente plos estudos. Na primeira dificuldade ele desiste logo de fazer os trabalhos recomendados plos professores. Quando entende falta as aulas diz ele Nao ter objectivos na vida. Vivo triste por ter q assistir meu proprio filho comprometendo seu futuro. A psicologa diz q esta deprimido. Fui obrigada a lhe levar aol psiquiatra. Resultado e que passou a tomar uma serie de comprimidos…tornou se dependente dos mesmos. Desculpem me e apenas um desabafo. Ele vai a escola mas sem interesse nenhum

  21. ANNE disse:

    oi, meu filho tem 12 anos, até aos 11anos não me dava nenhum problema nos estudos, sempre ficava entre 7,5 a 8,5 de media, troquei o meu filho de colégio, ele ficou muito triste e simplesmente não esta conseguindo acompanhar os estudo, pois é muito puxado o colégio que ele esta agora, muito estudo mesmo, ele tem dificuldades em fazer figuras geométricas e com isso esta com muita dificuldade em ARTE e matemática também, matemática ele sabe, mais ele não presta atenção ele quer responder a questão sem ler direito é muito rápido o raciocínio dele e acaba prejudicando muito ele…. mais acredita ARTE está sendo um tormento na vida dele… estou com medo de ele reprovar nessa matéria… não sei o que fazer… me ajuda! ele tem 12 anos e faz a 7ª serie. já levei ele na neurologista fiz os exames e não deu nada, apenas treme um pouco a mão esquerda dele, que é a que ele utiliza para escrever. me ajuda por favor!

  22. Michele de Souza correa disse:

    Olá,estou tentando buscar algumas explicações sobre a dificuldade de fazer meu filho de apenas 5 anos e 2meses, saber identificar vogais e numerais, a escola diz que ele não apresenta problemas, que isso é pura preguiça, pois é muito esperto. Aí que está o x da questão,realmente em casa gosta muito de brincar com bonecos e carrinhos o tempo todo,gosta de ver DVDs, pegar seus livros de estorinhas e fingir que conta as estórias,mas quando pego algum livrinho de exercícios com os números ou letras,ele não se interessa. Gosta de pintar ,desenhar, cantar e fingir que toca bateria e guitarra ,recortar e as vezes cobrir. Algumas pessoas dizem que ele é mimado ou que não despertou ou seja não teve o“klic” no qual diz a psicologia. Se puder me orientar melhor, fico agradecida. Espero seu contato. Obrigada!

  23. liliana f disse:

    como posso ajudar a minha filha!Ela tem falta de concentração e fez um exame psicólogo e sofre de ansiedade e fadiga.Na escola esta sempre distraída.

  24. Katia disse:

    Minha filha tem 11 anos , desde o 1º ano escolar não tem interesse pelas atividades normais , prefere as aulas de educação física e artes do que as aulas normais, não cumpre com as tarefas estabelecidas, sempre to de olho nos cadernos , e eles estão incompletos, as vezes penso em pedir o caderno de algum coleguinha ,mas eles sempre precisam dos cadernos e não quero prejudicar o colega , estou passando por essa situação e já fiz de tudo e nada deu certo, desde consultas com psicologa até deixar de castigo sem passear, têm alguma dica prática ? algum exercício diário?Obrigada.

  25. ariana disse:

    oi boa noite estou com muitos problemas com meu filho ,ele tem oito anos ja foi reprovada na escola vai repetir o terceiro ano mas pra ele taa tudo normal.
    Já fui na escola varias vezes ele sabe ler tem uma boa interpretaçao,prova oral se sai super bem mas na hora da escrita ele trava nao faz nada chamo atençaõ ele diz que a gente nao o ama e que quer morrer.
    Como devo proceder??? obrigada

  26. fatima disse:

    dificil esta fase de eles nao quererem saber da escola ….a preguica o mau comportamento o desinteresse total pela escola , pq a q se deve idade ,falta de maturidade ou simplesmente desinteresse .pq estar sempre chamando atencao …..dedicacao e respeita o q leva de casa
    o desespero de saber ou nao q fazer …qual a atitude a tomar ….maneiras de agir
    14 anos e tudo pensa ….gosta de trb com o avo e em casa adere a fazer tud se pedem….. muit carinhoso ,amigo ….q fazer ?

  27. fatima disse:

    meu problema e mesmo sao dois irmaos um super educado e outro nada de saber da escola …. e por vezes autoritario e inresponssavel nao mede q diz e q faz … pq sera ? vivo estavel o q precisa tem …nada de exageros mas o principal….q posso eu fazer pra melhorar este comportamento e seu nivel de atencao e aproveitamento escolar :(

  28. Meire disse:

    Olá, meu filho tem 7 anos e está no segundo ano, foi muito bem na alfabetização e tem boas notas. Porém fui chamada na escola, pois tem andado desatento e o rendimento caiu. Demora para concluir as atividades e os testes. Estou muito preocupada, pois quero ajudá-lo e não sei muito bem como agir. Passamos por momentos difíceis e depois disso isso se agravou. Será que pode ser uma questão emocional?

  29. kelly pacheco disse:

    Oi,meu filho tem 13 anos,nunca gostou de estudar,na escola em vez de copiar o que a professora passa ao.quadro ele fica desenhando rm todas as paginas,ja fiz apagar todos os desenhos e permanecer com o mesmo caderno ate ele ter interesse de escrever o certo no caderno,mas nao adianta,ja cansei nao sei mais o que fazer,ja cortei o computador,mais nao tem jeito mesmo,gostaria de saber se existe algo ainda que eu possa fazer para ele ter interesse em estudar.

  30. patricia tiusso disse:

    Olá, meu filho tem dez anos e está no quarto ano. Não tem o menor interesse pelos estudos, gosta de ir à escola nos dias em que tem aulas de ed.física, artes e informática, conversa o tempo todo com os colegas, brinca com o estojo, com a garrafinha de água, não copia as lições. Bem, nossa situação é muito semelhante a das outras mães que publicaram seus comentários!! A nossa maior preocupação é com relação ao futuro dele, às vezes chegamos a apelar dizendo que quem não estuda vai carregar pedra, apesar de sabermos que isso não é uma regra!! Já fez tratamento com psicóloga, psicopedagoga e parece que de nada adiantou. Será que isso é nato?? E por que ele tem tanto interesse por outras coisas como vídeo games, computador, programas de televisão?? Será que as escolas estão muito chatas pra eles, já que o mundo fora delas é tão fascinante?? Talvez uma parcela de culpa pela falta de interesse de nossos filhos pelos estudos seja da própria escola, mas escolas diferenciadas nesse país são caríssimas!!
    Alguém pode nos ajudar??
    Gratos.

  31. maria de oliveira disse:

    eu já não sei o que fazer já troquei de colégio, mas não adiantou ele continua preguiçoso eu trabalho e quando chego em casa ,e colco para fazer o dever é aquela briga ,ele só que saber de brincar.

  32. GIL marinho disse:

    Também estou passando por uma fase muito difícil, pq tenho gêmeas e estão no infantil 05 e elas estão com muita dificuldade de aprendizado, já paguei 02 reforço para elas e as pessoas me devolveram pq elas não se concentram. não sei o que fazer!

  33. Vanessa disse:

    Tenho um filho de 6 anos,ele está na 1°Ano,está sendo muito dificil esse começo de ano na escola,pois chega muita reclamação dele á respeito das atividades na sala de aula,ele me diz que a professora escreve o tempo todo na losa e quando eles tem duvida,ela manda ele fazer sozinho,e diz que ele está com preguiça,mas eu venho observando atraves dos bilhetes e atraves dele que ele chora o tempo todo na sala com muita saudade minha(mãe),diz ele que não consegui terminar toda a lição,ele não quer ir a escola,já procurei a diretora sobe o problema,mas ninguem resolve nada,eu quero ajuda-lo,pois ele sempre foi uma criança feliz,que tem um bom covivio com os amiguinhos,o que eu faço,por favor,me ajudem!

  34. Joana disse:

    ola bom dia.
    eu tenho 19 anos e ando no 11ºano,de uns momentos para ca,sinto me cansada.
    pk as minhas irmas ja nao moram comigo e as tarefas de casa passaram todas para m,quando acabo de fazer isso tudo vou estudar,mais eu nao consigo pk fico com muito sono os olhos ficam me cansado e por vezes doi m o corpo todo.
    e a minha nota esta a ser sempre negativo.
    o que devo fazer para ter mais tempo para estudar e aumentar a minha media?

  35. Srª ribeiro disse:

    Infelismente estou passando por isso, meu pequeno não gosta de copiar as tarefas e eu ja não sei o que fazer. ele chora pra não ir pra escola, e ele ja está no 3º ano ….
    perciso de ajuda!

  36. selma de souza laudin disse:

    oi boa tarde tenho um filho de 12 anoa nao sei mais o que fazer , nao tenho nem argumentos para lidar com suas resposta pra se defender, ele esquece de tudo ate das tarefas mais simples do dia a dia.

  37. Damiana disse:

    Tenho um filho de 6 anos e ele consegue evoluir no conhecimento aprender o que a professora diz mas conversa muito na sala e tem muita preguiça de escrever. Fico muito irritada castigo mas é desgastante porque todo dia a professora faz uma reclamação dele. Me ajude como devo agir.

  38. sandra maria fuentes lopes disse:

    Tenho um aluno que está cursando o setimo ano ,ele chega na sala não abre a bolsa e nem tira o caderno da bolsa, debruça sobre a mesa e não copia nada do quadro ,a mãe foi chamada na escola e disse que já fez de tudo , levou ao psícologo , psiquiatra ,psicopedagoga e o aluno continua o mesmo, os outros professores estão preocupados com o aluno , porque os outros alunos também disseram se ele não vai copiar nós também não vamos.Me ajude como devo agir.

  39. ana ibairros disse:

    Oi meu filho tem treze anos e um total desinteresse pelos estudos,faz acompanhamento com psicopedagoga,mas ta muito difícil.Por favor me ajude não sei mais o que fazer

  40. Jaciara Miranda de Paula Batista disse:

    E quando a criança gosta da escola, tira notas boas mas não demonstra interesse nas tarefas, principalmente quando se trata de copiar longos textos sem nenhum objetivo aparente, ou ter que copiar um problema de matemática do livro para o caderno pra depois resolvê-los, quando ele de cabeça já consegue fazer as contas:?

  41. Ola.boa noite tem 02 filhos um de 14 anos e outro 05 anos. O de 14 anos nunca gostou muito de estudar,nunca reprovou,como nao tenho paciencia de ensinar com 08 anos coloquei para fazer aula de reforco foi a melhor coisa que fiz,mas tambem cobro e sou bem rigida,dizendo que ser reprovar quebro o computador,o medo faz efeito,no caso comigo.Ja o de 05 anos as vezes na hora de fazer a tarefa diz que esta cansado,entao falo para ele, fica sentado no sofa,nao vai usar computador ,nao vai assisti tv, e nem brincar com os carrinhos,ele pensa e diz ta bom mamae vamos fazer a tarefinha..Bom com tudo isso estou co seguindo faze-los. Estudar a falo para eles que se eles nao estudarem nao irao ter um bom emprego para ter conforto eles ficam pensativos com isso. Bjs……

  42. alessandra castanheira disse:

    Meu filho tem 12 anos e esta no 6 ano ele repetiu o 2 ano que abalou bem o emocional bem, fez o 2, 3 e 4 ano muito bem em compensacao no 5 e 6 fica de recuperacao em muitas materias nao sei mais o que fazr ja fizemos todos exames e avaliacoes psicologicas possivel e nem
    nhum apontou nada ele estuda para as provas e quando so que nao consegue tirar nota ja nao sei mais o que fazer me ajude

  43. Margareth disse:

    Oi,meu filho tem 12 anos, está no 7º ano de uma escola bastante exigente, estuda nessa mesma escola há 3 anos, sempre com muita dificuladade de alcançar as médias, até os 10 anos nunca me deu preocupações na escola, nos cadernos em vez de copiar o que a professora passa ao.quadro ele fica desenhando nas páginas, ja fiz apagar todos os desenhos , não sei mais o que fazer, ele é muito inteligente nas áreas que interessam à ele, como tecnologia, descobre tudo, ja cortei o computador e celular durante a semana, mais nãoestá surtindo efeito,gostaria de saber se existe algo ainda que eu possa fazer para ele ter interesse em estudar. Já estou pensando em mudá-lo de escola….

  44. Susana disse:

    Olá estou preocupada com o meu filho, tem 8 anos apresenta dificuldades de aprendizagem em matemática, portugues e estudo meio. Anda a ser seguido por um psicólogo e o problema do meu filhote foi não ter frequentado o infantário daí não estar a aprender bem. No fim do segundo período a professora diz que o meu filho vai reprovar e que no final do ano letivo o meu filho terá de mudar de escola por o terceiro ano ter demasiados alunos, ela pode fazer isto? Estou desesperada ele já não gosta muito da escola temo que ao mudar de escola ele fique pior fico triste por a professora estar a desistir do meu filho…

  45. ola meu nome e lidiana e não sei o que fazer com meu filho falei com professora dele ela falou que ele nao fica sentado nao obedece a ela sempre estou chamando atençao dele por volta da escola com dever incompleto caderno sujo

  46. aline aragao moura disse:

    Minha filha de 10 anos é uma menina que comportada,mas,m não consegue assimilar nada na aula, não sei o que fazer, me ajudem

  47. Marcus disse:

    Boa noite, estou passando por um problema com meu filho, assim como a maioria dos comentários descritos acima. Ele não mostra nenhum interesse pelos estudos, constantemente vem me trazendo bilhetes de professores por falta de atenção, conversa e bagunça dentro de sala vindo com isto tirar a atenção de seus colegas. Já fiz de quase tudo, castigo, proibições e até mesmo lhe dar umas surras. Estou desesperado, preciso de ajuda, tenho medo que o que eu possa lhe fazer deixe algum tipo de revolta no futuro. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *