Gagueira infantil: causas e tratamento

Gagueira infantil: causas e tratamento Apesar de não apresentar números oficiais, a gagueira é um problema da fala cada vez mais comum no dia a dia. Segundo a Associação Brasileira de Gagueira, existem cerca de 1,6 milhão de pessoas com essa dificuldade, incluindo crianças que acabam sofrendo preconceito e sendo ridicularizadas socialmente. Mães e pais devem estar atentos às causas e tratamentos que podem levar à cura.

O instrutor da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, Alexandre Bortoletto, alerta para o fato de que a gagueira não pode ser tratada apenas como um simples probleminha.

“A gagueira pode ser patológica e surgir por disfunção cerebral. Mas também pode ser adquirida por razões psicológicas, como falta de autoconfiança e autoestima. O estresse, inclusive, pode causar episódios de gagueira”. Por isso, ele faz um alerta para os pais que criam filhos ‘multitarefa’. “Há crianças que levam uma rotina muito pesada em termos de excesso de compromissos, o que pode levar a um estado de estresse capaz de acarretar até mesmo essa dificuldade na fala”.

Pais de crianças que começam a apresentar episódios de gagueira, diz o instrutor, devem procurar o tratamento adequado por meio de especialistas como psicólogos, psiquiatras ou programação neurolinguística.

“O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso. Mas, se o problema não for levado a sério, pode acompanhar o indivíduo pelo resto da vida”. Além disso, ele destaca: o envolvimento de toda a família é fundamental.

21 respostas a Gagueira infantil: causas e tratamento

  1. claudiane campos disse:

    Bom dia!
    quero parabenizar o site maesefilhos por compartilhar informações importantes com a sociedade.
    Sou fonoaudióloga e, gostaria de sugerir que neste link sobre Gagueira, tenha orientações de um fonoaudiólogo, uma vez que não foi mencionado, e somos habilitados para o tratamento esta alteração na fluência da fala.
    Todos os conhecimentos são importantes e tendo o propósito de minimizar duvidas e ampliar o conhecimento da sociedade, acredito que esta sugestão irá de encontro com objetivos do site,

    Att
    Claudiane Campos
    Fonoaudióloga
    CRFa 5285 MT
    Especialista em Linguagem
    Pós graduada em Motricidade Orofacial
    Docente do Nivel Superior

  2. Pingback: Renite alérgica-sintomas e tratamento

  3. Lúcia Conceição Honório Pereira disse:

    Tenho um filho de 03 anos e meio e ele começou apresentar sinais de gagueira, ficamos todos preopucados. Já marcamos um fonodiologo…. espero que seja momentaneo, pois ele é muito amado, não vive em hambientes confusos.

  4. Luciane Machado disse:

    Minha filha tem 2 anos e 6 meses e está apresentando gagueira ao falar e observei que de uma semana para a outra agravaou a fala.
    Consultarei com a neuro e provavelmente a fono que é a especilista da situação.
    Pensando no que havia ocasionado a gagueira, pode ter sido, o período em que teve adaptação na escolinha, e que não adaptou-se.Hoje ela fica com a vó, chorou por quase um mês quando deixava-a para trabalhar, agora não chora mais, mas desencadeou a gagueira, pode ocorrer a cura?Divido essa situação e preocupação.Abs.

  5. Iolanda Azevedo disse:

    Tenho um neto de 3 anos que esta gaguejando muito, por isso estou me interessando mais pelo assunto. Ele é uma criança ativa, e muito amado,na família paterna e materna não há caso de gagueira ,ele já esta na escolinha o que aumenta minha preocupação,pois tenho medo que ele seja motivo de risos.Gostaria de saber o que fazer para ajudá-lo no desenvolvimento da voz.Ele é criado por mim,pois desde cedo a mãe precisou trabalhar e o pai biológico o agrediu quando ele estava com 1 ano,isso pode ter trazido esse tipo de consequência ?

  6. zenilda maria dos santos disse:

    minha filha tem 06 anos e vez por outra gagueija muito, há mais de hum ano isso vem ocorrendo. será que tem cura?

  7. Gabrielle Lemos disse:

    Bom dia!!
    Gostaria de reforçar minha opinião e dizer que concordo plenamente com a colega fono (do primeiro comentário).
    O esclarecimento sobre a gagueira é de grande importância para sociedade de modo geral.
    O link citado é ótimo e de fácil entendimento, acredito que tenham pesquisado e estudado o assunto mencionado acima, porém, não entendi a ausência do profissional fonaudiólogo no tratamento da gagueira (sugiro correção). Somos
    habilitados no tratamento de fala,linguagem, entre outros…
    Não demerecendo os profissionais citados.
    Respeitosamente
    Fga. Gabrielle Lemos
    CRFa. 7844-AM
    Pós Graduada em Fonoaudiologia Hospitalar

  8. Mota e Silva disse:

    Tenho uma sobrinha de 2 anos e 5 meses e começou a gaguejar, estou curiosa para saber se é extresse pois ela vive num ambiente bem extressante, leva castigos como bater e xingar pela mãe. Gostaria de saber se pode ser isso.

  9. Fagundes disse:

    Boa tarde!
    Meu filho tem 2 anos e 10 meses e apartir dos 2 anos to notanto que ele gagueja as vezes naum é sempre….
    Mais tem dias que ele gagueja muito!!!
    Ele fica com uma tata que cuida ele p/ mim…Mais meu pai Vó dele tb sofre da gagueira fica gago qndo fica nervoso…
    Gostaria de saber se é normal essa fase das crianças?E oque devo fazer para ajudar meu filho?Mesmo assim já marquei uma fonodiologa p/ ele…
    Abraço

  10. Ariadne disse:

    Tenho um filho de dois anos e 8 meses, de uns quinze dias começou a gaguejar muito, estou muito preocupada, ele entrou para a escola a três meses, é bastante nervoso. Gostaria de esclarecimentos e sugestões de devo proceder, estamos muito preocupados. Vales ressaltar que ele fica com a babá e com a irmã de sete anos desde o nascimento pois trabalho em uma escola, ambos avão para a escola a tarde. Sempre estou em casa no almoço e retorno ao final da tarde.

  11. joiciane maria de melo disse:

    bom dia! meu filho fez tres aninhos mas alguns dias ele passou a guagueja e nao consegui mas falar direito mas oq me preocupa q ele fique assim sempre ele falava normal de repente aconteceu isso estou muito preocupa choro dimais amo muito filho e nao sei oque fazer so vive com nosco minha mae e eu eu nao sei doutora pq ele nao consegui mas falar direito estamos muitos preucupadod eu o pai todos pois ele é muito amado é muito estranho pq ele sempre falou direito e agora depois q fez tres anos nao fala mais gostaria de saber se é normal essa fase da criança? e ele vive num ambiente extresivo por causa do mu pai.. bom dia

  12. Pingback: GAGUEIRA INFANTIL EMOCIONAL

  13. Carina disse:

    Oi eu tenho um filho de 4 anos e ele começou a gaguejar para falar e ele faz ate movimentos com os olhos para conseguir falar, começou devagar e agora aumentou muito, estou muito preocupada e preciso saber o que fazer.

  14. comentarista disse:

    eu tenho um sobrinho com muita gagueira muita muita muita mesmo .
    por trauma de infancia o pai grita muito com ele
    e queria que ele se comportase como gente grande nao aceitava choro pirrasa e brigava com ele
    depois de um tempo foi so piorando mais e mais ele mau consegue falar
    CUIDADO COM SUAS CRIANCAS ……….
    TRAUMAS DE INFANCIA SAO PARA A VIDA TODA
    PRA SER SINCERO NAO TEM CURA TOTAL…..

  15. Pingback: Transtorno de aprendizado – qual a sua atitude? | MãeseFilhos.com

  16. Renata Lucia Martins Lopes disse:

    Estou preocupada pois meu filho de 2 anos e 5 meses esta gaguejando muito, ele esta fazendo uso de Fenobarbital por causa de convulsao febril, pode ter alguma relaçao? Na familia não tem gagos. Por favor,me esclare
    çam.

  17. Carla disse:

    Meu filho tem 10 anos, já gaguejou mais, quando era mais novo, hoje eu percebo que quando ele está ansioso, ele gagueja um pouco pra contar determinada situação. Está prestes a operar as amigdalas, que são muito grandes e a médica otorrino, me indicou tratamento com a fono para aprender a respirar pelo nariz e melhorar a gagueira. Devo procurar a fono antes da cirurgia de retirada das amigdalas??

  18. tania disse:

    ola carina o seu filho esta melhor! o meu tambeb yem 4 anis e faz a mesma coisa

  19. marcia rocha araujo disse:

    Ola estou muito preocupada com meu filho ele tem dois anos e seis meses esse final de semana viajamos e notei que nesse passeio ele comecou a gaguejar e falar pouco o q fazer pois ele fala tudo de repente ficou assim.

  20. Fernando disse:

    Minha filha de 4 anos começou a gagueia mais ou menos há 10 meses atrás. No segundo mês levamos na FONO ficou 4 meses e melhorou estava 95% falando normal. Passou 2 meses e voltou TUDO só que pior muito mais gago, a FONO disse que a criança piora para depois melhorar. Acho que irei trocar de FONO o que vocês acham?

    Obrigado

  21. adriana ribeiro disse:

    Oi boa noite meu filho tem 4 anos ele falava bem não gagguejava ele fica em uma creche e lá tem um amiguinho dele que gagueja e depois q esse menino entrou lá na escolinha dele ele começou com isso sera q tem a ver com o menino por favor uma resposta pode me responder no meu email adry-465 @hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *