Meus filhos só querem dormir na minha cama!

filhos - camaOlá!

Tenho dois meninos, um de 8 e outro de 5 anos. Desde que eram menores, eles mantêm o hábito de querer dormir na minha cama, o que sinceramente não dá certo! Eles se mexem demais, estão grandes, ocupam muito espaço e acabam com as minhas noites de sono.

Eu e meu marido já tentamos de tudo: conversas, broncas, combinados, jogos de incentivo, mas… nada adianta! E o pior é que ficamos com pena, pois eles vêm com aquela carinha de “quero ficar juntinho de você”…

No final das contas, muitas vezes EU é que acabo indo deitar na cama deles. Dá para acreditar? Passei a última semana com o coração de pedra. Não deixei que deitassem para dormir na minha cama de jeito nenhum. Teve choro, insistência, mas não amoleci. Só que no meio da noite eles “migravam” e quando eu vi, voltamos à estaca zero!

Até quando será que essa situação vai continuar? Sempre ouço das minhas amigas que os filhos delas são iguais, que dormem na cama dos pais. Mas gostaria que aqui em casa eles se sentissem seguros e felizes de dormirem nas próprias caminhas.

Gente, alguém pode me dar uma orientação?

Obrigada!

Lúcia

Leia também -

Como faço meus filhos se interessarem mais pelos estudos?

Seu filho sabe perder?

6 respostas a Meus filhos só querem dormir na minha cama!

  1. Daniel disse:

    Você agiu certa no começo, porém amoleceu. Ser dura em suas atitudes é garantir que você não perca a sua autoridade. Pense sobre isso. Seus avós, seus pais e até você foi criada ouvindo muitas respostas negativas, e nem por isso mudou o seu jeito de ser. Ser rigida na educação de seus filhos é garantir que eles não sejam um problema para a sociedade de amanha.

  2. xuxen disse:

    uma dica (pode ser que funcione): faça uma decoração no quarto deles bem do jeito que eles gostem. tenha uma luz de presença ou dakelas giratórias ou mm fixas mas de cor azul, roxo ou rosa, dão uma sensação de comforto. se teem um cão ou gato deixem ele dormirem na cama dos meninos. vão se sentir mais acompanhados. ou então sempre pode encorajar eles a dormir juntos. assim vão se sentir seguros, mas sem os pais.
    não tem nada de mal ser dura nesta questão. os nossos pais tb foram, e isso só nos fortaleceu. às vezes sermos demasiado permissivos não é bom para o desenvolvimento deles. boa sorte. :D

  3. fernanda de lima disse:

    Tô na mesma situação. Não aguento mais. Tenho 2 filhos. O mais velho(4 anos) dorme na própria cama mas toda noite pede pra dormir na minha. E o mais novo( 2anos) ainda ta no peito e dorme toda noite comigo. Acordo toda dolorida com a sensação de que não dormi. É horrível.

  4. Liliane disse:

    querida Lúcia…
    como compreendo esta situação.
    Tenho dois garotos, um de 10 anos e outro de 11
    Se fosse ouvir o que certos educadores, tão cheios de razão me dizem, certamente expulsaria meus filhos de nosso quarto para dormir tranquila em minha cama.
    Mas o fato é que não troco a companhia deles por nada do mundo.
    Então, se eles querem nossa companhia pra dormirem, saio eu e marido de nossas camas e os deixamos dormir lá. Isso não significa que não sabemos pôr limites, de forma nenhuma.
    Isso pode significar que também gostamos de sua presença.
    É tudo uma questão de conversar, de ter paciência.
    Esta fase passa, rápido demais..Dali a pouco desejarão estar em “outras camas” e talvez por falta de afeto, de proteção façam isto de forma inadequada.

    ***Sobre ser dura, como disseram acima…
    Será que não ficaram sequelas desta dureza toda que recebemos?
    Será que seremos menos pais porque nossos filhos querem ficar um pouco mais conosco na hora de dormir?
    Será que o fato deles buscarem nossa companhia num momento tão importante não significa que eles ainda nos querem por perto?
    Por que não conversar e propor um revezamento?
    Um dia eles dormem em suas camas e no outro dormem na cama grande de casal?

    Com paciência as coisas se ajeitam…. Com calma. Sem estresse… Caso contrário, sai muita gente magoada com tudo isso.
    (Este comentário é apenas uma troca de experiência e não pretende ser receita pra ninguém, de forma alguma. É só uma reflexão de quem um dia não pode dormir junto com papai e mamãe e sentiu muita tristeza por isso)

    Grande abraço

  5. Lana disse:

    Você conseguiu atingir seu objetivo? Estou passando por isso com meu filho de 3 anos e só a sua persistência e segurança nessa mudança pode fazer com que seu filho aceite dormir na cama. Passei por 3 processos, dormir sozinho, dormir na cama dele comigo na outra cama porém no mesmo quarto e agora o último, dormir a noite toda na cama dele. Uma vez iniciado o processo não volte, estamos nas “etapas” 2/3 há 3 semanas e estamos indo bem mas sempre que ele pede, mesmo chorando, para ir para a minha cama a resposta é “não vc já é grande, tem um quarto e uma cama linda feitos para vc e deve ficar aqui, lá é o quarto da mamãe e do papai”, beijo e volto ao meu quarto.

  6. juliana gonçalves silva disse:

    vou dar uma dica e ve se funciona. coloque o para dormir na sua cama antes de você + cedo e com isso lê um livro
    enquanto ele dorme depois coloque o no quarto dele.mas deixe claro que depois que ele dormir você o colocara no
    seu quarto.eu tenho dois filhos e um sempre quer dormir comigo.então para não brigar e ter uma noite de sono,depois que ele dorme ele só acorda outro dia tente isso e me respondam.ass: mãe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *