Mitos e verdades sobre a escolha do sexo do bebê

sexo - bebêMenino ou menina? Não importa, seja lá o sexo da criança, ela será muito bem-vinda e amada. Mas muitos casais ainda têm certa preferência e, por isso, apelam para táticas e simpatias na tentativa de acertar em cheio o sexo do bebê que será concebido.

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho, não existem métodos científicos comprovados para que um casal possa escolher o sexo da criança. E quanto à possibilidade de escolha através da reprodução assistida, a sociedade médica ainda encontra barreiras éticas sobre o assunto.

“O espermatozoide é o que determina o sexo dos bebês. A informação útil que a medicina tem a compartilhar no momento é o fato de que o cromossomo Y, responsável pelo nascimento de meninos, é mais rápido durante o período da ovulação, mas possui menor tempo de vida no organismo feminino, enquanto o cromossomo X, que dita o nascimento de meninas possui maior prazo de validade na mulher, mas é mais lento para alcançar o óvulo. Ou seja, há 50% de chances para cada um”, diz o médico.

Por isso para aqueles que desejam escolher o sexo do bebê, até existem algumas dicas, sendo que muitas não passam de mito. Ainda assim, nenhuma é capaz de garantir 100% a escolha. Veja a seguir os mitos e verdades sobre o assunto, segundo o Dr. Domingos.

Verdade- Como o cromossomo Y (masculino) é mais rápido do que o cromossomo X (feminino), a prática do sexo, quanto mais próximo do período de ovulação, é tendenciosa para o nascimento de menino. Porque o espermatozoide que abriga o cromossomo masculino é capaz de chegar ao útero com mais rapidez e não morrer.

Mito- Ter relações sexuais na lua cheia não interfere o sexo dos bebês. Isso nada mais é do que uma crença popular sem fundamento cientifico.

Verdade – Fazer sexo poucos dias antes da ovulação, que deve ser controlada por tabelas e ultrassons, pode influenciar na fecundação do ovulo pelo cromossomo X (feminino) Isso se dá apenas porque o espermatozoide que contém a característica feminina vive mais tempo no organismo. Se o espermatozoide com o cromossomo Y não encontra o óvulo, logo morre, enquanto o com o cromossomo X possui mais chances de fecundar o óvulo.

Mito – Essa é uma das histórias mais absurdas contadas àquelas que pretendem engravidar. Colocar uma colher de pau com uma fita rosa amarrada debaixo da cama não interfere em absolutamente nada no sexo dos bebês.

Verdade – Lavar a vagina com vinagre pode matar o espermatozoide com o cromossomo masculino, muito mais sensível ao Ph ácido que o portador do cromossomo X e facilitar o nascimento de garotas. Mas é preciso deixar claro que a medicina é terminantemente contra essa prática visto os riscos de lesões na vagina, infecções graves e descontrole da flora vaginal. Portanto, apesar de verdade, esqueça essa prática.

Mito– Não é necessário permanecer deitada após o coito para aumentar as chances de nascer um menino. A posição não interfere no deslocamento do espermatozoide, portanto as chances dos sexos são as mesmas.

Verdade– A penetração mais profunda pode auxiliar na fecundação do óvulo pelo cromossomo Y, porque assim o caminho entre o espermatozoide e o útero é encurtado, aumentando a possibilidade de sobrevivência e fecundação do ovulo pelo cromossomo y.

Mito– Dizem que se os homens tomam a iniciativa para o sexo, há possibilidades maiores de nascerem meninos, o inverso também acontece segundo os ditos da população, mas a informação não procede.

Verdade- A fertilização in vitro garante o sexo dos bebês, porque faz a fecundação em laboratório, escolhendo exatamente qual espermatozoide vai aplicar no óvulo. Ou seja, quem decide pelo cromossomo Y ou X é a mãe ou o casal. Porém essa pratica é proibida por lei.

Mito– A forma da barriga não diz se o bebê é menino ou menina. Há uma lenda que diz que barrigas pontudas simbolizam meninos e barrigas mais rechonchudas refletem a gravidez de meninas.

Verdade– O consumo de alguns alimentos como pimenta, vinagre e limão aumentam a acidez do corpo e podem matar os espermatozoides com os cromossomos masculinos, que são mais sensíveis, facilitando ligeiramente a fecundação pelo espermatozoide com o cromossomo feminino .

Mito – Fazer sexo em dias pares do mês não acarreta no nascimento de meninas. A informação é mais uma lenda popular.

Mito – A hora do dia não interfere na ação dos espermatozoides, sejam portadores de cromossomo Y ou portadores de cromossomos X. E por isso manter relações sexuais durante a tarde não implica em maiores chances de nascerem meninas.

Leia também –

Está na hora do banho do bebê! Veja algumas dicas…

Quero ter um bebê!

669 respostas a Mitos e verdades sobre a escolha do sexo do bebê

  1. maria daniela arcanjo santos muniz disse:

    Estou com 16 semanas gostaria de saber. O sexo do bebe todos os teste que fiz deu menino.

  2. leticia alves disse:

    Olá meninas td bem com vcs? o Luís não responde mais nossas perguntas,será o que aconteceu?gostaria de entrar em contato com a Patricia Helena pois vi nós aniversariamos no mesmo dia 02/09 me passe seu email Patricia podemos conversar melhor,eu estou grávida e podemos trocar experiências….bjs e fico no aguardo….

  3. Alê Leão disse:

    Data da última menstruação é 25/08/13 e a data de nascimento é 30/01/89

  4. beatriz disse:

    Ola luiz estou curiosa em saber o sexo do meu bebe,estou gravida de 15 semanas e 3 dias mas ainda nao deu pra ver o sexo,minha mestruaçao eh de 30 dias,minha ultima mestruaçao foi dia 17 de julho,porem minha ovulaçao eh dia 26 por ai.Minha idade 31 anos,sou de 13 de junho.sera um menino ou menina.obrigado.

  5. beatriz disse:

    Haaa a fecundaçao fou feita no dia 17 de julho,desculpa falei errado,minha mestruaçao foi dia 13 de julho e foi feito a concepçao no dia 17 de julho,minha ovulaçao eh dia 26 por ai

  6. antonia disse:

    Boa tarde então estou triste porq faz 15 dias q tive um aborto espontanio, ja tenho 2 filhos homem sonho em ter uma menina, mas importante é q venha com saude, tenho 38 anos data nasc 07/1975 ,qual a melho data para tentar de novo?

  7. Erika disse:

    O limão apesar de ser ácido, quando entra em contato com o estômago se torna alcalino. Portanto esta errada a informação. A mulher se torna mais ácida consumindo carboidratos e laticínios, que consequentemente são causadores do câncer também.

  8. JÉSSIKA LAYSE disse:

    OLÁ DR. QUERIA QUE ME AJUDASSE POIS QRO MUITO ENGRAVIDAR ESSE ANO! TENHO 2 MENINOS E MEU SONHO É TER UMA MENINA! SERIA POSSIVEL A CONCEPÇÃO DE MENINA ESSE MES DE FEVEREIRO? TENHO 24 ANOS E SOU DO DIA 11-06-1989… AGUARDANDO RESPOSTA! :D

    DESDE JA… AGRADECIDA!

  9. JESSIKA disse:

    DOUTOR! QRIA MUITO SABER QUAIS AS PROBABILIDADES DE ESTAR GRAVIDA E DE SER MENINA!
    SOU DO DIA 11 DE JUNHO DE 1989! MINHA MENSTRUAÇÃO ESTA ATRASADA HÁ MAIS DE 5 DIAS… E A ULTIMA VEZ Q MENSTRUEI FOI NO MES DE FEVEREIRO… INFELIZMENTE N LEMBRO A DATA CERTINHA DA ULTIMA MENTRUAÇÃO… SÓ Q FOI EM FEVEREIRO MESMO! SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO Q POSSA ME AJUDAR AGRADEÇO MUITO!

  10. Fernanda Souza disse:

    Bom Dia Luís!
    Tenho dois filhos homens e gostaria mto de ter uma princesinha.
    Gostaria mto de receber suas dicas para tentar ter uma linda menina.
    Minha Data de nascimento é 24/01/1986 tenho 28 anos completos
    Data da ultima menstruação é 15/03/2014
    Desde já agradeço a atenção ;)

  11. Elizangela Souza Santana disse:

    Bom Dia Dr. Luis! + Uma vez eu por aqui depois de 1 ano e meio ja não esperava mais pois foramvarias tentativas e não dava em nada. então não programei a data para ter um menino, mas agora apareceu, ja fiz o teste e deu positivo e gostaria de saber quais são as possibilidades de ser um garotinho, ou uma menininha, que também será bem vinda, nasci dia 22/09/1973,
    Minha Ultima Menstruação foi dia 18/03/2014.
    Desde ja agradeço toda sua atençao, por nos oferecer informaçõestão presciosa

    Aquele abraço de Luz

  12. grace santos disse:

    Quero um menino… tenho 20 anos e ja tenho uma menina… quais os melhores dias pra mim tentar e como calcular os dias de ovulaçao?

  13. Severina disse:

    O povo acredita ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. esdra disse:

    Ola luis tudo bem? Minha data de nescimento è 090979 minha mestruazioni foi dia 19 de setenbro de 2014 tive relacao nos dias 29 30 me ajuda a verificar stem probalidade de um menino.

  15. esdra disse:

    Ola luis. ..eu gostaria de saberse tem probalidade de ser um menino….minha mestruazioni foi dia 19 de setenbro e eu tive relacao dia 28 29 e 30 de setenbro..meu niver è 09 09 79

  16. Daniela laura disse:

    Ola gostaria de saber se tenho chance de ter uma menina meu marido ja tem dois meninos do primeiro casamento e temos um menino total 3meninos..tenho 25anos nasc 20/09/1989 meu marido 28/02/1975 40 anos. Meu filho nasc 10/05/2012.e meu sonho ser mae de menina

  17. Daniela laura disse:

    Lembrando que parei de tomar a injeção depropil mes passado.

  18. Daniela laura disse:

    Minha irmã ta grávida ja tem um menino nasc 28/04/2012. Última menstruação dele foi 22 julho oq sera o bebê q ela spera

  19. carla disse:

    Oi nasci 29-01-1993 minha menstruação veio 25-11-2014 queria saber se eu tiver gravida o que seria já tenho uma princesa .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *