Para ler com as crianças – Tem tupi na oca e em quase tudo que se toca

tupi - oca

Divulgação

Tapioca, nhenhenhém, açaí, carioca. Palavras comumente utilizadas pelos brasileiros podem se tornar motivo de grande curiosidade e diversão para as crianças. Afinal, elas têm origem indígena, mas há muito tempo fazem parte da língua portuguesa. E para contar sobre estas e muitas outras palavras que nasceram do tupi-guarani, o autor Walther Moreira Santos lançou o livro ‘Tem tupi na oca e em quase tudo o que se toca’. Que tal ler com as crianças?

A ideia do autor em abordar este tema surgiu certa vez, quando ela sobrevoava uma aldeia no Norte do Brasil. Escrito em versos, com métrica e rima, o livro mistura o português e o tupi-guarani e revela que muitas das palavras que usamos cotidianamente têm origem indígena. Muitas são conhecidas das crianças, outras tantas que são apresentadas, porém, são “traduzidas” num glossário.

E aí começa a diversão! De certo ponto em diante, o texto se transforma em trava-línguas, como este, que deve ser repetido pelo leitor sete vezes sem errar: ‘se o pato pia em tupi, pio do pato tupi seria, mas pio só haveria se pato tupi piasse!’.

E como as crianças adoram as ilustrações, provavelmente irão se encantar com as imagens feitas pelo próprio autor, que pesquisou sobre o artesanato indígena, utilizou tinta acrílica, aquarela, massa de modelar e colagens para representar animais, índios, flores e frutas. As cores predominantes são intencionalmente o azul, o verde e o amarelo, para representar a bandeira brasileira!

‘Tem tupi na oca e em quase tudo o que se toca’ é publicado pela Editora Autêntica, tem 24 páginas e é recomendado para crianças a partir dos 8 anos. Pode ser encontrado por R$ 27,00.

Leia também –

Clarice Lispector também para crianças

Livro infantil fala da morte do cachorro de estimação

zp8497586rq

2 respostas a Para ler com as crianças – Tem tupi na oca e em quase tudo que se toca

  1. Pingback: Superdica de leitura com as crianças: Os amigos do Marcelo | Cultura e Lazer