Para os adolescentes: Guia de Postura em Redes Sociais

Para os adolescentes: Guia de Postura em Redes SociaisBoa notícia para mães, pais e jovens que a-do-ram participar de redes sociais na web. O Movimento Criança Mais Segura na Internet lançou recentemente o ‘Guia de Postura em Redes Sociais’. Com o objetivo de preservar a reputação digital do usuário, o manual reúne as principais dicas de conduta no Twitter, Orkut, Facebok e outras comunidades virtuais.

Idealizado pela Profª Patrícia Peck Pinheiro, o Movimento Criança Mais Segura na Internet é um projeto do I-START (Instituto Internet no Estado da Arte). Segundo sua coordenadora, Marcela Macedo, especialista em Direito Digital, o manual pretende formar cidadãos digitalmente corretos desde o início das atividades com a web.

“A tendência apontada pelo mercado é de que o número de comunidades virtuais em operação aumente cada vez mais, já que os brasileiros são altamente adeptos dessas novidades. É super comum, hoje em dia, acessar ao perfil de um adolescente nas redes sociais mais populares e encontrar ali todas as informações referentes a ele e sua família. São fotos, trocas de mensagens com informações sobre a escola, lugares frequentados e até mesmo números de telefone ou endereço da residência”.

Além de orientação sobre os perigos que esse tipo de exposição pode gerar, Marcela esclarece que a postura em redes sociais já é avaliada inclusive pelo RH das empresas durante a seleção dos candidatos às vagas de emprego. “Os jovens precisam entender que tudo que é veiculado pela web é perpetuado, ou seja, as fotos e mensagens trocadas hoje poderão ser acessadas daqui 5, 10, 20 anos. Essa será a reputação digital formada por ele próprio. Dependendo das informações inseridas, o jovem ficará prejudicado permanentemente”, avalia a especialista, que complementa explicando que o mesmo vale, por exemplo, quando o adolescente deseja publicar fotos.

“Vamos supor que esse adolescente publique em seu perfil no Orkut ou Facebook uma foto dos seus pais na praia. A imagem, considerada por ele inofensiva, pode causar uma saia justa aos seus pais em ambiente de trabalho. Se a foto for de alguém que ele não conhece e gerar algum tipo de dano, as consequências podem ser ainda piores”.

O manual conta com tiragem inicial de, aproximadamente, 25 mil exemplares e será distribuído em São Paulo inicialmente. Além disso, é possível fazer download do material no site do Movimento Criança Mais Segura na Internet (www.criancamaissegura.com.br).

5 respostas a Para os adolescentes: Guia de Postura em Redes Sociais

  1. Fabiano Del Bianco disse:

    BEM FEITO, QUEM MANDA DAR COMPUTADORES PARA SEUS FILHOS, PRA FUGIR DA OBRIGAÇÃO DE EDUCA-LOS!
    É MAIS FÁCIL DEIXAR A CRIANÇA “PRESA” A ESSA FALSA LIBERDADE DO QUE ENSINAR O QUE É CERTO E ERRADO!
    ISSO QUE VOCES ESTÃO VENDO NADA MAIS É DO QUE O REFLEXO DESSA GERAÇÃO INTERNET!
    TENHO FOTOS DE VIAGENS E LUGARES SIM! E NINGUÉM VAI FALAR QUE É ERRADO PORQUE UNS DIZEM QUE É!
    HÁ 19 ANOS ACESSO A INTERNET, NUNCA FUI IDIOTA DE COLOCAR MEU ENDEREÇO E COISAS PESSOAIS A DISPOSIÇÃO DE TODOS, OS DADOS QUE PUBLICO, NÃO ME IMPORTO QUE SAIBAM, EDUQUEM MELHOR SEUS FILHOS, E NADA COMO A BOA E VELHA CHINELADA! HOJE CRIANÇAS SÃO CRIADAS EM CONDOMÍNIOS COMO RATOS DE LABORATÓRIO, QUE FAZEM SÓ O QUE LHES É PERMITIDO, QUANDO FOI A ULTIMA VEZ QUE O FILHO DE QUEM ESTÁ LENDO AQUI SUBIU NUMA JABUTICABEIRA? NUM PÉ DE MANGA? CAIU DE ALGUM GALHO??? ESSA FALSA PROTEÇÃO DE HOJE LEVA AS CRIANÇAS A PENSAR QUE O MUNDO É UM LUGAR ONDE ELAS PODEM FAZER DE TUDO, AFINAL, SEMPRE TERÁ UM PAI OU UMA MÃE PARA PASSAR A MÃO NA CABEÇA AO INVÉS DE DIZER QUE ESTÃO ERRADOS, SOU CRIADO EM SÃO PAULO, MAS AMO O INTERIOR, SÍTIOS, RIACHOS, QUANDO FOI QUE LEVARAM SUAS PROLE A UMA CACHOEIRA? CRIANÇAS ACHAM QUE LEITE E OVOS VEM DO SUPERMERCADO (SE ACHA EXAGERO, CHAMA TEU FILHO E PERGUNTA), PERGUNTA SE ELE JÁ VIU UM FOGÃO A LENHA, FEZ FOGUEIRA (SEM SER EM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS, LASTIMÁVEL), ME CHAMA DE SUJO, MAS ERA UMA DELÍCIA, QUANDO CHOVIA NO SÍTIO, TOMAR CHUVA, CORRER DE RAIO, FAZER “EXPEDIÇÃO” NO SÍTIO DO VIZINHO A NOITE COM UMA LANTERNA, SE ASSUSTAR COM UMA CORUJA E VOLTAR CORRENDO PRA CASA, PERDENDO O CHINELO, A LANTERNA, E A VELA QUE A GENTE NUNCA CONSEGUIA FAZER FICAR ACESA, SUBIR NUM PÉ DE QUALQUER COISA E PULAR DALI PORQUE ESTAVA CHEIO DE FORMIGA…. HOJE CRIANÇAS GRAÇAS AOS COMERCIAIS DE INSETICIDAS, CRESCEM DIZENDO “EU ODEIO INSETO”, SEM SABER QUE SEM ELES A VIDA PERECERIA RAPIDAMENTE, MATAM TUDO QUE VEM PELA FRENTE SÓ PELO PRAZER DE FALAR “MAMÃE MATEI UM INSETO”, MUITAS, NÃO TODAS, MAS MUITAS CRIANÇAS TEM MEDO ATÉ DE BORBOLETAS, SIM, NÃO É INVENÇÃO MINHA, EU PRESENCIEI A CENA, DEU UM ATAQUE DE CHORO DAQUELES DE SOLUÇAR, PORQUE UMA BORBOLETA PASSOU PERTO DA CRIANÇA! 2 X LASTIMÁVEL… DESLIGUEM OS COMPUTADORES DOS SEUS FILHOS E LEVEM ELES PRA CONHECER UMA PARTE DO MUNDO ONDE VIVEM, NÃO PRECISA LEVAR PRO PANTANAL OU PRA FLORESTA AMAZÔNICA, MAS DEIXE COM QUE ELES SAIBAM MAIS DA TERRA ONDE PERTECEM!
    Fabiano Del Bianco Lima

  2. vander de lima disse:

    Sou o velho agora, antes era o novo, o aprendiz, cresci vendo, ouvindo fazendo coisas. Ainda mantendo a humildade do ouvir, do ver e do aprender, para manter acesa a chama do amor. Percorrendo o horizonte como a procurar sonhos, ou estrelas cadentes, que possam decifrar segredos jamais revelados. Minhas retinas se deparam com desesperos entre ruas e becos, comose nao houvesse mais amor. A boca que se abre num grito profundo agonizante, mesclando-se dor e odio, fome e frio, medo e calafrio. Como paranoia existencial, flutuo no deserto deste universo longinguo e infinito. Procuro uma presa, estou preso, surpreso, tenso, agoniado, sinto-me vulneravel, nem ouço minha voz. Mais uma vez meus olhos se abrem, rendem-se ás luzes e cores que invadem minha iris. Percebo que estou inserido no sistema, racionalmente tentando escalar a montanha do descaso, da prepotencia, do orgulho, da ignorancia, e do medo. A cabeça comanda os pes, e os pes sustentam a cabeça, o elo indecifrafel do superior com o inferior. A natureza ruge, desatrelando grilhoês, como que a buscar luz e oxigenio numa batalha crucial .Deixarei para outra oportunidade, mais detalhes existenciais, ate breve, vander……………………………………………………………………………………………………………………………………..

  3. vander disse:

    o de cima é meu filho, faz´só 4 anos que a gente nao se ve, dai eu tiro uma conclusao, qual geraçao de filho nao comete ingratidao

  4. vander disse:

    o de cima e meu filho, sr fabiano, filho ze vander, qual o filho que nao comete ingratidao

  5. Pingback: Exposição de adolescentes na Internet | Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *