Plano de parto – boa opção para o dia do nascimento

Plano de parto – boa opção para o dia do nascimentoQue dia na vida de uma mulher pode trazer mais ansiedade do que o do nascimento dos filhos? Mesmo as que já passaram pela experiência de serem mães podem ficar em dúvida e nervosas em relação aos procedimentos do dia do parto. Que roupa devo usar? Quem poderá me acompanhar na sala de parto? Posso escolher o tipo de anestesia? Para que tudo dê certo e a futura mamãe fique mais tranquila a solução pode ser a realização de um plano de parto!

“O plano de parto foi criado para garantir sossego às mães, especialmente às de primeira viagem”, diz o dr. Saul Cypel, médico e consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, entidade que trabalha na disseminação de conhecimento sobre o ‘Desenvolvimento Infantil’. E no Brasil, essa idéia já começou a entrar em prática.

O plano de parto deve apontar o que mães desejam e o que elas não desejam durante o trabalho de parto e também os procedimentos a serem tomados logos após a chegada do recém-nascido. Segundo o dr. Saul, ele deve ser discutido com o médico e os membros da equipe que vai atender a gestante e, no dia, deverá ser entregue a algum desses profissionais. Para não esquecê-lo no meio de tanta agitação, é bom que uma cópia do documento fique junto com a malinha do bebê e da própria mãe, além do acompanhante da gestante.

Veja alguns pontos que podem constar no plano de parto:

– Se deseja ou não fazer a raspagem dos pelos pubianos;

– Se deseja ou não se submeter a uma lavagem intestinal;

– Se deseja ou não receber medicamento para alívio da dor;

– Se deseja a presença de acompanhante durante o trabalho de parto;

– Se deseja ou não a presença de um massagista, enfermeira ou fisioterapeuta de sua confiança, sem vínculos com o hospital;

– Se deseja ou não o uso de sedativos pós-operatórios;

– Se deseja ou não permitir o início do trabalho de parto antes da cesariana;

– Se deseja ou não que o bebê seja colocado imediatamente no seu colo;

– Se permite o registro por fotografias ou filmagem.

 

 

2 respostas a Plano de parto – boa opção para o dia do nascimento

  1. Pingback: Parto domiciliar – prós e contras | Saúde

  2. Pingback: Exercícios físicos durante a gravidez | Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *