Relação sexual no pós-parto

relação sexual - partoVocê acaba de dar à luz, s

ente-se feliz, porém cansada, preocupada, cheia de dúvidas e muitos afazeres. Não, não é fácil dar conta ao mesmo tempo do bebê, da casa, em muitos casos do trabalho… E em meio a tantas mudanças na rotina, como fica a questão da sexualidade do casal? A relação sexual no pós-parto também exige cuidados e atenção!

Segundo a Dra. Denise Gomes, ginecologista e obstetra e diretora médica da Plena Clínica, as relações não devem ser iniciadas logo após o parto. “A mulher necessita de um período de recuperação e a abstinência sexual é recomendada durante, pelo menos, as 5 primeiras semanas”. Ela ressalta que este prazo pode aumentar de acordo com uma avaliação médica específica.

A “pausa” no sexo durante este período, porém, não parece afetar negativamente o casal, que normalmente percebe uma diminuição no desejo. E não é por menos. Ter uma criança em casa consome a disposição do pai e da mãe, que passam a se preocupar em plenitude com a criança. Nas mulheres essa queda na libido deve-se também ao descontrole hormonal promovido pelo parto.

Passadas as tais semanas, o ideal é consultar um obstetra e, se não houver contraindicações, as relações sexuais poderão ser retomadas normalmente. A especialista alerta, porém, que é preciso estar atenta a alguns detalhes:

- Muita gente acredita que o fato de estar amamentando inibe o surgimento de uma nova gravidez. Não é bem assim. As chances de engravidar diminuem, caso o bebê se alimente única e exclusivamente do leite materno. Nesses casos, há 98% de probabilidade de não engravidar até aos seis meses pós-parto.

- É importante a utilização de um preservativo para se proteger das infecções e das doenças sexualmente transmissíveis. Nos casos de parto via vaginal, há um risco de infecção na episiotomia, portanto, é importante o casal de cuidar. O preservativo também inibe outra gravidez.

- Não se esqueça que a lubrificação é muito importante, caso seja necessário utilize um lubrificante anestésico, de modo a evitar desconfortos normais nesse período.

Leia também -

Benefícios do pilates na gravidez

Novas vacinas para as crianças no segundo semestre

 

2 respostas a Relação sexual no pós-parto

  1. Pingback: Saiba prevenir estrias na gravidez | Saúde

  2. Pingback: Está demorando para engravidar? Veja dicas para aumentar a fertilidade | MãeseFilhos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *