Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada da adenóide em crianças

Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada da adenóide em criançasCrianças que roncam, abrem a boca para dormir, babam no travesseiro, que têm um sono agitado e rodam de um lado para o outro na cama podem estar com problemas na adenóide. Você sabe o que é isto? Bem, este é um assunto que vem rendendo inúmeros comentários, aqui no nosso site, de mamães preocupadíssimas porque os filhos terão de passar pela cirurgia de retirada deste órgão. Mas, será que tanta aflição é mesmo necessária? Para tranquiliza-las, conversamos com a Dra. Francine G. M. Pádua, médica otorrinolaringologista que esclarece diversas dúvidas sobre ‘crianças X adenóide’. Acompanhe!

- Inúmeras mães nos escrevem com muito medo porque os filhos terão que passar pela cirurgia de retirada da adenóide. Bem, o que é adenóide e por que, em certos casos, deve ser retirada?

Dra. Francine – Adenóide é um órgão linfoide (órgão de defesa) responsável em produzir anticorpos contra as infecções das vias aéreas respiratórias. Localiza-se atrás da cavidade do nariz, e se desenvolve com maior intensidade entre os 2 e os 7 anos aproximadamente. Deve ser retirada por 2 motivos principais:

1. Por fatores obstrutivos: quando se torna muito grande, pode causar sensação de nariz tampado na criança, gerando roncos, e respiração oral;

2. Por fatores infecciosos: mesmo quando não é muito aumentada, pode funcionar como um reservatório crônico de bactérias, gerando infecções de repetição na criança ou infecção crônica, o que faz a criança estar sempre “encatarrada”, ou com tosse crônica.

- Durante a operação, a adenóide é retirada? Quais devem ser os resultados práticos para a criança?

Dra. Francine – A adenóide é removida durante a cirurgia (sob anestesia geral) e na mesma noite os pais já percebem a melhora do sono da criança, uma vez que a mesma estará respirando melhor. O mesmo ocorre em relação às infecções de repetição ou infecções crônicas: as crianças passam a respirar melhor e, portanto, deixam de ter um processo inflamatório no nariz com melhora do catarro.

- A operação é rápida? Como funciona este tipo de procedimento? Após, a criança sente dor?

Dra. Francine – A cirurgia é realizada sob anestesia geral. A criança dorme e não vê e nem sente nada. O procedimento é rápido e dura no máximo 1 hora (contando o tempo de anestesiar a criança, fazer a cirurgia e acordar o paciente). Existem duas técnicas que podem ser utilizadas: a técnica convencional é realizada com curetas que promovem uma “raspagem” das adenóides. Nos últimos anos, o uso do endoscópio e do microdebridador nestas cirurgias vem sendo mais difundido: o médico posiciona uma câmera pela boca da criança de forma a visibilizar toda a adenóide que fica atrás do nariz acima do céu da boca. Com o microdebridador, a adenóide é triturada e aspirada. A vantagem dessa técnica é que todo o procedimento é observado na tela da televisão, de forma que há um grande controle de todo o tecido que está sendo removido, assim como controle das estruturas adjacentes. Independente da técnica, a criança não sente dor.

- Este tipo de operação é comum?

Dra. Francine – Sim, e deve ser feita se o aumento da adenóide estiver causando problemas para a criança.

- Qual a faixa etária mais comum das crianças que são encaminhadas para retirada da adenóide?

Dra. Francine – Entre 3 e 7 anos, aproximadamente. No entanto, existem crianças mais novas que apresentam sintomas e que também devem ser avaliadas pelo médico otorrinolaringologista para ver a necessidade de sua remoção. Da mesma forma, crianças mais velhas também podem apresentar-se com sintomas e devem ser avaliadas.

- Quais os sinais emitidos pela criança que podem indicar algum problema de adenóide para que as mães procurem, então, um otorrino?

Dra. Francine – Crianças que roncam, abrem a boca para dormir, babam no travesseiro, que têm um sono agitado, rodam de um lado para o outro na cama. Além disso, crianças com tosse crônica, que estão sempre com catarro no nariz, com “sinusites” de repetição ou ” sinusite crônica”, que têm que usar antibióticos de repetição também podem ser candidatas para a cirurgia.

 

270 respostas a Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada da adenóide em crianças

  1. Rosane Terezinha Dos Santos disse:

    Olá. Há três anos retirei as amígdalas por orientação médica,há um mês fui ao médico e ele percebeu que a cirurgia realizada por outro médico foi mal feita ele não as retirou por inteiro,há doze dias realizei novamente. no 8° dia sangrou muito,fiquei internada e voltei pra casa,com repouso absoluto ,ontem sangrou novamente,voltei ao médico e retornei para casa.O médico que fez a cirurgia e estava viajando aí fui atendida por outo médico(muito bem),hoje meu médico voltou me ligou,estou de repouso,muito gelo e só liquido gelado desde o dia da cirurgia ,estou aguardando que não seja necessário outra cirurgia,mas não esta descartada.

  2. Minha filha tem 7 anos e a dois anos a traz fiquei com medo de mandar tirar essa adenoide a da minha filha e de 6o%cm em cada narina. Ela fica direto com repetições de viroses e nariz sem respirar
    esse ano vamos tirar essa adenoide atrevida. Em nome de JESUS Torçam por nós. A anestesia que da medo.
    ,mas minha filha nem dormi direito , nem cresce, e sofri com remédio,,,meu Deus nos de coragem

  3. Natalie da Silva disse:

    Boa Noite, minha filha fez a cirurgia de retirada da adenoide e REDUÇÃO das amigdalas com 3 anos, porem após 8 meses ela voltou a roncar e está sofrendo para respirar, observamos que as amidalas dela aumentou novamente, levamos ao otorrino que nos disse que é assim mesmo……….mais é muito estranho ela não conseguir respirar e estar com esse aumento enorme das amidalas……………….por favor alguém pode me orientar pois tenho medo que ela fique com a respiração completamente trancada…………

  4. Johnk72 disse:

    Hello to all, the contents existing at this site are in fact remarkable for people knowledge, well, keep up the nice work fellows. egdaeebkdffd

  5. maria do carmo leite disse:

    Meu filho segunda feira vai fazer a cirurgia da adenoide e as amidulas estou muito preocupada por ele ser tão pequeno mas tem fé em Deus que vai dar tudo certo eu creio

  6. Eldima disse:

    sobre cirurgia meu filho tem 3 anos e tem q fazer cirurgia de adenoide amidulas e hernia mesenterica sera q nao e perigoso estou com duvidas sobre adenoide e amidulas pois meu filho teve crise de garganta a 1 ano e o otorrino passou injeçao e ele tomou e no dia seguinte q terminou as injeçoes

  7. Eu tenho 31 anos descobrir que tenho a de noite e está tampando meu nariz e ouvido e muita pressão na minha cabeça eu já fui no médico mas ele só passar remédio mas o remédio não tá resolvendo nada cada vez tá ficando pior o que eu faço não consigo operação

  8. Simone disse:

    Ola…faz uns 30 dias que minha filha fez cirurgia de adenoide e amidalas correu tudo bem tranquilho so qur hoje amanheceu com renite o nariz trancado e normal assim tao recente…..

  9. miriam dias f. alves disse:

    Meu filho tem 4 anos e fez essa cirurgia de adenoide, vai fazer um ano em dezembro e ele esta ficando com o nariz congestionado,gripado e voltou ficar com sono agitado ,é normal essa reação ?

  10. anabela salvador disse:

    minha filhinha de 1 ano e 7 meses dorme com boca aberta,ronca,baba muito,fica rebolando na cama,tem sempre nariz entopido e catarro ja levei ao outorino so que disse nao tinha nada so prescreveu uns spray nazal e gotas pra ouvido so nao melhorou peco ajuda

  11. Será q resolve fazer a cirurgia com 13 anos

  12. Cecília Melo disse:

    Minha filha tem 4 anos e vai fazer a cirurgia de adenóide daqui 3 dias, mas ha 5 dias atrás ela estava com catarro na garganta e tomou antibiótico (injeção) por 5 dias, uma por dia. Não vejo nenhum sinal de inflamação, mas além de estar preocupada com a cirurgia, pq ninguém quer ver seu filho tão indefeso fazer qualquer coisa q o machuque, e tbm sei q é para o seu bem, gostaria de saber, se houver qualquer tipo de inflamação pode atrapalhar a cirurgia ou ter alguma complicação?

  13. william torres disse:

    Olá, meu filho tem hoje 3 anos e 5 meses e sofre desde dezembro de 2012, quando adiante descobrir que era a adenoide. O mesmo sofreu com o Ceclor e até hoje bebe essa porcaria. O otorrino passou 21 vacinas anti-alergicas, por sinal carissimas, e que deu 50% de melhora, mas, o pediatra disse que essas vacinas é para ganhar dinheiro, pois, logo será feito a cirurgia. Faço pressão ao otorrino?

  14. Cineria Caetano disse:

    Eu fiz cirurgia para extrair as amígdalas aos 23 anos, tinha infecção de garganta de dois em dois meses praticamente, depois da cirurgia não tive mais nenhuma crise, hoje tenho 32 anos.
    As vezes a garganta fica um pouco irritada com o tempo seco dói um pouco, daí eu penso se é normal?
    mais não chega fica inflamada.

  15. sonia maria disse:

    Minha filha ja fz os exames pre operatorio,agora estou aguardando chamar para cirurgia da adenoide,eu estou preocupada,so de ler os comentarios estou chorando,eu imagino quando for a minha filha,entrego na mao deus,e tudo vai dar certo se dus quiser,quero ver a minha filha bem,

  16. OLA BOA TARDE PERGUNTINHA BASICA MEU FILHO JA FEZ 3 MESES QUE FER A CIRUGIA DE ADENOIDE E AS AMIDOLAS MAS ELE AGORA SO VEVE COM ALERGIA I SSO É NORMAL APOS A CIRUGIAS OBG

  17. Larisssa disse:

    Meu colega fez uma cirurgia quantos dias ele vai passa para melhorar

  18. Emanuele Martinusso disse:

    Minha filha está com dois meses e já nasceu com o nariz que não desentope nunca não sei mais ok fazer não durmo a noite olhando ela coloco soro ela já nasceu assim mais na maternidade disseram que era genético o pai dela e assim ela babá muito cera que pode ser adenoide ak aonde moro não tem nem pediatra a pediatra dela pediu pra sair do posto agora estou com ela assim piorando e sem médico esse país que vivemos e uma vergonha …..e pior se eu moro num lugar não posso ter atendimento em outro .

  19. erik wallace silva araujo disse:

    bom, eu quero fazer esse adenoide mesmos eu jovem pq minha mae dizia que ia fazer mesmos eu com 19 anos sera? que eu posso fazer essa cirurgia? e respondam por favor..

  20. Larissa disse:

    Meu colega fez essa cirurgia ele ta muito magro e normal fica assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *