Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada da adenóide em crianças

Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada da adenóide em criançasCrianças que roncam, abrem a boca para dormir, babam no travesseiro, que têm um sono agitado e rodam de um lado para o outro na cama podem estar com problemas na adenóide. Você sabe o que é isto? Bem, este é um assunto que vem rendendo inúmeros comentários, aqui no nosso site, de mamães preocupadíssimas porque os filhos terão de passar pela cirurgia de retirada deste órgão. Mas, será que tanta aflição é mesmo necessária? Para tranquiliza-las, conversamos com a Dra. Francine G. M. Pádua, médica otorrinolaringologista que esclarece diversas dúvidas sobre ‘crianças X adenóide’. Acompanhe!

- Inúmeras mães nos escrevem com muito medo porque os filhos terão que passar pela cirurgia de retirada da adenóide. Bem, o que é adenóide e por que, em certos casos, deve ser retirada?

Dra. Francine – Adenóide é um órgão linfoide (órgão de defesa) responsável em produzir anticorpos contra as infecções das vias aéreas respiratórias. Localiza-se atrás da cavidade do nariz, e se desenvolve com maior intensidade entre os 2 e os 7 anos aproximadamente. Deve ser retirada por 2 motivos principais:

1. Por fatores obstrutivos: quando se torna muito grande, pode causar sensação de nariz tampado na criança, gerando roncos, e respiração oral;

2. Por fatores infecciosos: mesmo quando não é muito aumentada, pode funcionar como um reservatório crônico de bactérias, gerando infecções de repetição na criança ou infecção crônica, o que faz a criança estar sempre “encatarrada”, ou com tosse crônica.

- Durante a operação, a adenóide é retirada? Quais devem ser os resultados práticos para a criança?

Dra. Francine – A adenóide é removida durante a cirurgia (sob anestesia geral) e na mesma noite os pais já percebem a melhora do sono da criança, uma vez que a mesma estará respirando melhor. O mesmo ocorre em relação às infecções de repetição ou infecções crônicas: as crianças passam a respirar melhor e, portanto, deixam de ter um processo inflamatório no nariz com melhora do catarro.

- A operação é rápida? Como funciona este tipo de procedimento? Após, a criança sente dor?

Dra. Francine – A cirurgia é realizada sob anestesia geral. A criança dorme e não vê e nem sente nada. O procedimento é rápido e dura no máximo 1 hora (contando o tempo de anestesiar a criança, fazer a cirurgia e acordar o paciente). Existem duas técnicas que podem ser utilizadas: a técnica convencional é realizada com curetas que promovem uma “raspagem” das adenóides. Nos últimos anos, o uso do endoscópio e do microdebridador nestas cirurgias vem sendo mais difundido: o médico posiciona uma câmera pela boca da criança de forma a visibilizar toda a adenóide que fica atrás do nariz acima do céu da boca. Com o microdebridador, a adenóide é triturada e aspirada. A vantagem dessa técnica é que todo o procedimento é observado na tela da televisão, de forma que há um grande controle de todo o tecido que está sendo removido, assim como controle das estruturas adjacentes. Independente da técnica, a criança não sente dor.

- Este tipo de operação é comum?

Dra. Francine – Sim, e deve ser feita se o aumento da adenóide estiver causando problemas para a criança.

- Qual a faixa etária mais comum das crianças que são encaminhadas para retirada da adenóide?

Dra. Francine – Entre 3 e 7 anos, aproximadamente. No entanto, existem crianças mais novas que apresentam sintomas e que também devem ser avaliadas pelo médico otorrinolaringologista para ver a necessidade de sua remoção. Da mesma forma, crianças mais velhas também podem apresentar-se com sintomas e devem ser avaliadas.

- Quais os sinais emitidos pela criança que podem indicar algum problema de adenóide para que as mães procurem, então, um otorrino?

Dra. Francine – Crianças que roncam, abrem a boca para dormir, babam no travesseiro, que têm um sono agitado, rodam de um lado para o outro na cama. Além disso, crianças com tosse crônica, que estão sempre com catarro no nariz, com “sinusites” de repetição ou ” sinusite crônica”, que têm que usar antibióticos de repetição também podem ser candidatas para a cirurgia.

 

232 respostas a Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de retirada da adenóide em crianças

  1. LEKA disse:

    CLEYTON VOCE TEM K ESPIRRAR UM EXPREY CHAMADO BUZONID SE NAO. NAO VAI SARAR DIREITO E PROCURE O MEDICO DE NOVO FIQUE COM DEUS

  2. Jocineia disse:

    Por favor me ajudem minha filha fez a cirurgia de retirada das amigdalas e adenoide ja faz 10 dias e ainda esta reclamando de dor no ouvido é normal. Desde ja Agradeço Jocineia

  3. joelma nascimento disse:

    meu filho de 1 ano e 9 meses ronca muito será adenoide

  4. Claudio Roberto disse:

    Boa noite pessoal venho aqui relatar a cirurgia que meu filho fes dia 04/04/14 da adenoide e amidalas transcorreu tudo normal na cirurgia nem sangramento teve apos a mesma, o médico dele relatou que as amidalas forão retiradas sem corte só descolada de tão grande que tava e adenoide foi raspada c/ pinsas especificas a cirurgia não durou 30 minutos ele chegou no quarto chorando mt mas acordado , e fiquemos c/ ele mas ou menos umas 3 hrs em observação e após este peiodo o médico dele constatou que tava tudo serto deu as recomendação especificas e deu alta a ele .Fomos p/ casa direto a seguimos a risca todas recomendação do médico e ele está semana vai áté voltar p/ escolinha mt feliz..mt bem . Mas cada caso é diferente do outro .Oque tenho a dizer é confiar na medicina que tem muitos profissionais bons ..rsrs

  5. Roberta brandt disse:

    Minha filha de 7 anos fez a cirurgia quinta passada ,eu estava muito nervosa e com medo mas me mantive calma e tranquila p naoassusta-la.a cirurgia e tranquila o medico muito bom aqui de caxias do sul.demorou 1 hora foi retirada a adenoide e as amigdalas tambem, ela ficoumuito agitada qnd saiu da sala por conta da anestesia mas acalmei em meus bracos, depois de comer, fazer xixi e nao vomitarmais, pq eh normal vomitar sangue escuro da cirurgia, fomos liberadas voisa de 3horas.o complicado p nos tah sendo a recuperacao, ss dores sao constantes e soh amenizam u pouco a medicacao p ela tah sendo dificill aceita poucos alimentos os sorvetes enjoou.ele me explicou q no quinto dia as dores aumentam por causa da cicatrizacao e agora ela esta com dores de ouvido.mas cada caso eh um caso ….. tah sendo bem doloroso mas sei q vai passar, eh dificil p nos levarmos nossos filhos q estao bem e saem debilitados mas eh necessario para q possam ter uma vida normal depois…. entreguem tudo na maos de Deus e ele se encarrega de tudo dah certo. Desejo sorte p todos e nao deixem q o medo os impessam de ter uma vida normal.

  6. Beatriz disse:

    EU ME OPEREI EM FEVEREIRO DE 2014,QUANDO O MEDICO(DR VINICIOS) ME DISSE QUE PRECIZAVA OPERAR NA QUELA ORA MINHA CASA CAIO.NO COMEÇO Ñ QUERIA MAIS TIVE QUE FAZER,ME OPEREI DIA 08,FOI BEM DIFICIL,MAIS HOJE ESTOU MIL VEZES MELHOR.

  7. liziani witter souto disse:

    oi gente meu filho vai fazer a cirurgia na quinta estou com medo mas deus vai esta com agente tenho fe.mas sei que ele esta preocupado e com medo mas vai ser tranquilo…

  8. Thalita Navarro disse:

    minha filha tem tres anos e tres meses, esta com uma tosse seca ha tres meses, fez tratamento com diversos especialistas e fez diversos exames todos dao negativos para alergias, pesquisando mais sobre adenoide surgiu minha duvida, sera que pode ser? estou muito preocupada, nao sei mais o que fazer!! estou muito triste com coração em pedaços, pois tudo que faço nada adianta, ja fiz de td que possam imaginar…
    alguma mae ja passou por isso ??

  9. Milena disse:

    Fui submetida à cirurgia 2 vezes. É muito raro, mas no meu caso, operei a primeira vez com 5 anos e após 4 anos passei por um novo procedimento, sendo que neste a adenoide era bem maior. Na segunda operação as amígdalas também foram removidas, sendo que tudo ocorreu bem.
    Atualmente tenho 19 anos, as coisas que mais me incomodam é usar parelho, a respiração incorreta afetou a posição dos meus dentes e outro agravante é que ainda tenho dificuldades respiratórias, porque sempre respirei de forma incorreta.
    Aos pais que estão preocupados digo, façam acompanhamento pós operatório com um fonoaudiólogo, já que respirando de forma errada até meus 9 anos, hoje continuo respirando errado por costume, não é fácil de controlar e fechar a boca em momentos de distração. Quanto antes a cirurgia for feita, menos tempo seu filho ficará preso a limitação respiratória.
    Sucesso pra todos!! ;)

  10. Camila disse:

    O meu filho vai retirar so a adenoide, pois infecçoes de ouvidos sao muito constante o medico recomenda cirurgia,ele tem dois anos e dois meses, e novinho.Estou apreenssiva em fazer,e cada dosi meses no antibiotico não aguentomais ele esta com a audiçao direita bem comprometida.

  11. Meu filho tem três anos e tem problema de sangue, ainda não foi confirmado, mas ele tem deficiência de fator VIII, pelo primeiro exame ele tem 36% de fator VIII, quando uma pessoa normal é para ter de 60% a 150%, estou totalmente apavorado pois ele tem adenóide e os médicos dizem que não tem jeito tem que fazer uma cirurgia, ele não dorme direito, ronca muito e para de respirar por pouco tempo durante o sono, gostaria de saber se uma pessoa que tem algum tipo de hemofilia pode operar adenóide pois sei que mesmo nas pessoas sem esse problema a cirurgia já pode dar hemorragia, não durmo mais pensando nisso, pois vejo meu filho sofrendo pra dormir e morro de medo de opera-lo estou desesperado por favor me de uma resposta, tem algum método cirúrgico para esse tipo de paciente, se tem eu vou correr atrás, me ajudem por favor, e que deus abençoe à todos.

  12. cleina branches de sousa disse:

    minha filha de 4 anos e vai passa pela cirugia de adenoite estou esperado ate hoje ela se opera e nada mouro em santarem do para

  13. mauro disse:

    tenho 39 anos e eu tenho a voz muito anasalada e a sensação da voz muito pressa isso é pq a minha adenoide esta muito grande.

  14. anonimo disse:

    tenho 39 anos e tenho a voz muito anasalada e a sensação da voz muito pressa isso e pq a adenoide esta muito grande.

  15. Anderson disse:

    Olá ,
    Gostaria de saber, qual o valor aproximadamente
    de uma cirurgia como está?

  16. Solange Oliveira de Souza disse:

    Vou levar meu filho no medico na cidade próxima da minha ele tem 12 anos,precisa fazer a cirurgia, mas confesso que estou com medo.Qual vai ser a reação dele apos,estou com medo do resultado.Estou pedindo a deus para que tudo ocorra bem.

  17. Joice disse:

    Bom dia Dra. Francine, Tenho 23 anos, não sei se possuo a adenóide maior.Penso que sim, pq não consigo respirar só pelo nariz, durmo de boca aberto e tenho sinusite.Você acha que tenho que fazer a cirurgia?

  18. Olá, meu nome é Vanessa e tenho 23 anos, á vários anos, mais ou menos uns quatro ou cinco anos venho sentindo um catarro na garganta q ñ m deixa em paz, fui ao médico e ele m disse q eu simplesmente ñ tinha nada, apenas ou talvez uma alergia, só q de uns tempos pra cá a coisa piorou e estou sentindo alguns sintomas como esses da adenoide. Minha voz está meio anasalada, meu nariz a maior parte do tempo está entupido e meu ouvido também.
    Gostaria de saber se o meu problema é adenóides, tenho muito medo de cirugias e só de falar ja fico nervosa.
    Me ajudem por favor, desde já agradeço….. S2

  19. Vinicius Santana disse:

    Thalita Navarro meu filho está exatamente como sua filha, ele tem 4 anos e eu não sabia mais o que fazer quando resolvi levar ele ontem no otorrino e fazer essa exame (Nasofibrolaringoscopia) e foi detectado a Adenóide, estou muito triste mas conversando com a médica ela me passou segurança sobre o procedimento e sobre os benefícios que ele terá (irá dormir melhor, ficar menos com o nariz congestionado, pois qualquer resfriado o muco fica preso, com dificuldade de sair, por isso a repetição dessas viroses, sinusites). O exame é bem simples, o meu filho nem chorou pra vc ver, e não durou 2 minutos, então não perca tempo, leve ela e faça esse exame, estou torcendo para que não seja nada ok. Abraços

  20. Rosilene disse:

    Meu filho tem 4 anos e 2 meses e vai realizar a cirurgia da amídala e adenoide no dia 3 de junho, só que ele gripou o que devo fazer Doutora cancelar a cirurgia. Por favor me mande a resposta.

  21. PR disse:

    oi:)
    Tenho 21 anos e fui operada na terça feira (3/06) as amigdalas, e digo uma coisa estou mesmo arrependida por ter aceito fazer a operação. estou cheia de dores de garanta, sinto os pontos a tocar na garganta e volta e meia são umas dores que ate me vem as lágrimas aos olhos. Também ainda só passaram 3 dias mas não vejo a hora destas dores abrandarem e voltar a poder comer tudo normalmente.
    Senti me enjoada durante dois dias e chega a um ponto que fico saturada com estas dores. mas dentro de 2 a 3 dias espero que as dores melhorem .
    A parte positiva é que se come mesmo muitos gelados (3 a 4 por dia) e mesmo assim com pouco tempo de cirurgia já perdi 2 kilos.

  22. sueli rita ferreira de brito disse:

    minha netinha tem 2 anos e 7 meses, ronca quando dorme, nunca teve até agora uma dor de garganta ou febre,, fez um exame na otorrino e foi constatado amigdalas , grandes em torno de 50%, isso melhora com o tempo ou tem que fazer cirurgia?

  23. James disse:

    Gostaria de saber se a cirurgia de adenóide em adultos é definitiva ou não? Pode após a cirurgia haver nova obstrução das vias nasais em virtude do processo de cicatrização ou da regeneração do tecido?

  24. meurry cordeiro disse:

    mim ajude estou com uma criança precisando da cirurgia de adenoide e gargata

  25. jeferson disse:

    ola eu tenho oito anos e tenho uma filha de 1….. ela fez essa cirurgia e esta bem

  26. edilaine disse:

    Olá meu filho tem 4 anos e meio,foi diagnosticado com hipertrofia de adenoide,o medico disse que era pra tentar tratamentos mais ele funga a noite tem crises de tosse e mta secreção,estou pensando em uma segunda opinião,ele não ganha peso e agitado e se bate a noite.acha que é caso de operar?

  27. claudia maria dos santos disse:

    meu nome e claudia minha filha tem 4 anos e agora no dia 25 de junho de 2014 ela fez a cirurgia de adenoide e correu tudo bem graças a Deus ela esta se recuperando muito bem .so tenho que agradecer a Deus por tudo.

  28. Solange rodrigues disse:

    Meu pai tem 54 anos e vai se operar da adenoide,pode ser perigoso?

  29. Catiane lettrari disse:

    Oi, tenho um menino com 8 anos, ele foi operado com 7, retirou adenódes e aspirou o líquido do ouvido, foi tranquilo apesar do nosso nervosismo e ansiedade, depois disso melhorou muito, porque todo mês tomava antibióticos por causa das infecçoes do ouvido, mas alguns dias atrás teve uma nova infecção, e as vezes se queixava de um barulho no ouvido, levei ao médico que pediu exames, e o problema voltou, disseram que terá que repetir a cirurgia, porque a audição esta alterada, vai ter que tirar adenóides e colocar um duto de ventilação…queria saber se isso pode acontecer, de voltar as adenóides depois de ja ter operado..?? Estou bem apreensiva, não queria que ele tivesse que passar por isso de novo, e queria ter certeza de que isso realmente é necessário…obrigada…

  30. Dilméia disse:

    Olá! Minha filha ´tem 07 anos e apresenta um quadro clínico indicado à cirurgia para retirada das adenóides.
    A minha dúvida é: retirando-as, depois de um tempo elas podem voltar???? Obrigada,
    Dilméia

  31. andreia disse:

    Minha filha esta com 40% de hipertrofia de adenóides ela fez 11anos será que vai precisar fazer operações estou com muito medo pois nunca fez cirurgia nenhuma alguém pode me ajudar grato…

  32. simone disse:

    tenho uma filha de 4 anos e tem carne esponjosa no nariz e o medico otorrino passou apenas sprai noex sera que é certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *