Vacina contra HPV também para meninos a partir dos 9 anos

vacina - hpv - meninosO assunto ainda é recente e por isso muitas mamães talvez não saibam, mas a vacina contra o HPV já está liberada no Brasil também para os adolescentes do sexo masculino. Até pouco tempo, apenas as meninas utilizavam-se desta vacina.

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Esse vírus é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa, pode ser transmitido por via oral e sexual, e levar ao câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca, orofaringe (palato, amígdalas e região posterior a língua). A liberação da imunização nos meninos é uma ação da Anvisa, baseada no estudo que reduziu em 90% as lesões genitais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), duas vacinas estão hoje licenciadas no Brasil: a quadrivalente (tipos 6, 11, 16 e 18), recomendada para adolescentes e jovens entre os 9 e os 26 anos de idade, e a vacina HPV oncogênico (tipos 16 e 18), com indicação para uso entre os 10 e os 25 anos.

Estas vacinas são compostas por três doses e não é recomendada a dose de reforço. Elas não contêm o DNA do vírus. São vacinas inativadas e atualmente disponíveis só na rede privada.

Sempre bom saber…

Leia também –

Praticar esportes ajuda no desempenho escolar das crianças

Como lidar com os filhos adolescentes

3 respostas a Vacina contra HPV também para meninos a partir dos 9 anos

  1. Pingback: Dia Mundial da Meningite- saiba mais sobre a doença e proteja sua família | Saúde

  2. Pingback: Medicação na escola – não arrisque a saúde do seu filho | MãeseFilhos.com

  3. Pingback: Benefícios do pilates na gravidez | MaeseFilhos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *